Município foi pioneiro no estado de MS a implantar o programa, cuja finalidade é oportunizar a jovens e adolescentes a experiência profissional do primeiro emprego. Esta é a segunda turma contratada

Foto: Willian Gomes

Nesta quarta-feira (03), o prefeito Gilberto Garcia recebeu na sala de reuniões os adolescentes inseridos no “Jovem Aprendiz” na Administração Pública. Os novos contratados fazem parte da segunda turma a ingressar no time de profissionais que irão atuar no serviço administrativo de diversas secretarias municipais.

Nova Andradina foi o primeiro município do estado de Mato Grosso do Sul a implantar o programa, cujo objetivo é oportunizar a jovens e adolescentes a experiência profissional do primeiro emprego, contribuindo para a qualidade de vida de famílias em situação de risco social.

A oportunidade ofertada pela Prefeitura foi destinada para jovens, com idade entre 14 e 18 anos, que cursam o ensino médio ou técnico. A carga horária é de 26 horas semanais.

Todos esses jovens foram preparados para viver essa experiência profissional no Centro da Juventude, através do Programa Acessuas Trabalho, onde passaram por cursos de oratória, ética no trabalho, comunicação, entrevista profissional, pró-atividade, entre outras capacitações.

Para a secretária Julliana Ortega é muito importante que o poder público abrace essa causa, diante dos desafios que o mercado de trabalho apresenta. “Desde que trouxemos essa proposta, o prefeito Gilberto apoiou e pediu para colocar em prática porque acredita na força e capacidade da nossa juventude”, destaca a gestora da Semcias.

Durante a conversa com os adolescentes, o prefeito contou um pouco sobre sua experiência pessoal de vida e incentivou a todos a continuarem os estudos. “Estamos apostando na educação e na qualificação profissional como meios de ajudar nossos jovens a se qualificar e buscar uma vida melhor. Aproveitem essa oportunidade de ouro”, afirmou Gilberto.

Aluna do 2° ano do ensino médio da escola Marechal Rondon, Keytti Martins, de 16 anos, venceu a timidez e falou sobre as expectativas para o futuro. “Me esforcei para estar aqui, vou dar o meu melhor e levar esse aprendizado para minha vida”, pontuou a aprendiz.

Emanuel dos Santos Silva (17) disse que pretende se dedicar ao máximo durante o período em que estiver atuando no setor de planejamento. “Eu quero um futuro melhor pra mim e pra minha família. Então, vou agarrar esta oportunidade para aprender e crescer”, enfatizou o estudante do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Escola Municipal Efantina de Quadros.

O contrato é de 12 meses. Os jovens vão prestar serviços nas Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Planejamento, Finanças, Educação, Coordenadoria Geral de Comunicações e Casa do Trabalhador.