A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (SEMDI) atua na Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo, com ações voltadas para esses setores. Tem por finalidade o planejamento, a coordenação, a supervisão, o controle da execução das atividades de proteção, conservação, fiscalização e preservação do meio ambiente e sua integração com as ações de desenvolvimento econômico, rural e da agricultura familiar no Município.
Na área de Agricultura, oferece serviços de patrulha mecanizada rural, principalmente voltada à Agricultura Familiar e os pequenos produtores, trabalhando com tratores equipados para oferecer serviços como aragem e gradagem de terras, além de ajuda para o plantio dos pequenos produtores.
A Agricultura possui ainda um conselho deliberativo, denominado Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), que se reúne mensalmente para propor ações voltadas à promoção de cursos, informações sobre créditos agrícolas, época de plantio, seguro agrícola, entre outros assuntos, e trabalha em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Oferece ainda suporte técnico para o agronegócio.
Na área da Pecuária, oferece apoio técnico à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) durante as campanhas de vacinação anti-aftosa, além de colaborar com o Censo Rural do IBGE e promover políticas e ações para desenvolvimento da bacia leiteira.
Na área da Indústria, a principal conquista da SEMDI é a criação do Distrito Industrial, instituído através da Lei Municipal 041/93 e regulamentada pelo Decreto 410, datado de 07 de abril de 2003. A SEMDI é responsável por intermediar a vinda de novas indústrias para o município, consolidar o Pólo de Confecções, além da qualificação de mão-de-obra.
No setor comercial, a Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (ACINA) é parceira da SEMDI, e o principal serviço oferecido é a capacitação de mão-de-obra.
Na área de Meio Ambiente, existe um Conselho Municipal do Meio Ambiente que se reúne trimestralmente para tratar de assuntos relacionados ao setor, com a parceria do Ministério Público Estadual. Outros serviços são de educação ambiental, reposição florestal, campanhas educativas entre outros.
Existe ainda um Horto Municipal, mantido pela SEMDI, onde existem milhares de mudas de plantas nativas, frutíferas e ornamentais, que são doadas, plantadas na cidade, usadas para reposição de matas ciliares, margem de rios e plantio de reserva legal.
A SEMDI ainda realiza semanas de conscientização, como da árvore e meio ambiente, sempre em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícias Ambiental, Civil e Militar de Nova Andradina. A Secretaria ainda visa desenvolver projetos visando solucionar problemas no município relacionados com a pasta.
No setor de Turismo, a SEMDI coordena o Conselho Municipal de Turismo e realiza trabalho de cadastro de pontos turísticos de Nova Andradina.A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado tem sua estrutura básica integrada pelas seguintes unidades organizacionais:I – Comitê de Municipal de Meio Ambiente;II – Subsecretaria de Meio Ambiente:III - Gerência de Produção Rural e Agricultura Familiar;IV - Gerência de Indústria, Comércio e Turismo.
Responsável: Hernandes Ortiz
Endereço: Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, n 541
Telefone: (67) 3441-1250
E-mail: semadi@pmna.ms.gov.br
Horário de Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 7h às 13h
Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado
Notícias / Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado

Desenvolvimento Integrado
Inclusão digital chega aos produtores rurais do assentamento Santa Olga
SEMADI e Sindicato Rural oferecem oportunidade de crescimento aos participantes, através do ensino de noções básicas de computação e acesso ao mundo da informação.

Desenvolvimento Integrado
Em busca de novas tecnologias, agricultores familiares de Nova Andradina visitam Tecnofam
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado disponibilizou transporte para participação no maior evento em agricultura familiar do estado de MS

Desenvolvimento Integrado
Prefeito Gilberto Garcia entrega certificados a formandos de três cursos profissionalizantes
45 concluíram os cursos de assistente administrativo, assistente de produção e assistente de recursos humanos ministrados pelo SENAI Nova Andradina em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina

Desenvolvimento Integrado
Gilberto Garcia recebe comitiva internacional para discutir cooperativismo e desenvolvimento rural
Experiência de cooperativas de Nova Andradina e região na área da agricultura atraiu pesquisadores do Canadá, Espanha e dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul

Desenvolvimento Integrado
ICMBIO LANÇA EDITAL PARA AS ELEIÇÕES DO CONSELHO DO PARQUE NACIONAL DE ILHA GRANDE E DA APA FEDERAL
De acordo com o edital, disponível no site www.icmbio.gov.br, as eleições ocorrerão no dia 12 de junho de 2018

Desenvolvimento Integrado
Com palestras gratuitas, ''Semana do MEI'' encerra nesta quinta-feira em Nova Andradina
Palestras serão realizadas nos dias 16 e 17 de maio no auditório da Prefeitura Municipal e Senai

Desenvolvimento Integrado
COMUNICADO DE INTERDIÇÃO – região São Bento

Desenvolvimento Integrado
Semana do Meio Ambiente terá coleta de lixo eletrônico em Nova Andradina
A Prefeitura de Nova Andradina irá realizar a 7ª edição da campanha para coletar lixo eletrônico no município no dia 6 de junho

Desenvolvimento Integrado
SEMDI realizará curso destinado aos podadores de árvores
A poda radical de árvores será um dos assuntos abordados no curso, que é destinado a profissionais cadastrados na Prefeitura e que atuam em Nova Andradina.

Desenvolvimento Integrado
Semana do Meio Ambiente em Nova Andradina terá visitações ao Aterro Sanitário e Viveiro Municipal
Ações de educação ambiental e coleta de lixo eletrônico também fazem parte da programação

Desenvolvimento
Coleta Seletiva e Tratamento de Resíduos foram temas abordados em palestra
A palestra foi conduzida pelo engenheiro ambiental, Marcos Vinicius Gasparotto Affonso

Desenvolvimento
Semdi promove empreendedorismo na I Feira do Trabalhador
A Sala do Empreendedor atendeu dezenas de MEIs

Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina celebra Dia do Meio Ambiente com visitas ao Aterro Sanitário
Alunos da Escola “Brincando de Aprender” e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Horto receberam instruções durante visita ao Aterro Sanitário

Desenvolvimento Integrado
Praça das Águas recebe ponto de coleta de Lixo Eletrônico nesta quarta-feira
O ponto de coleta foi aberto nesta manhã e segue atendendo até o final da tarde desta quarta-feira (6). A iniciativa é parceria entre Prefeitura e IFMS

Desenvolvimento Integrado
Palestra e apresentação teatral marcam abertura da Semana do Meio Ambiente
As atividades são conduzidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina em parceria com universidades e Conselho de Defesa do Meio Ambiente

Saúde
Palestra aborda relação entre meio ambiente e reprodução do aedes aegyti
Na Semana do Meio Ambiente, profissionais do CCZ de Nova Andradina orientam: Cuidar do meio ambiente é a forma mais eficiente de conter a reprodução do mosquito causador da dengue, zika vírus e chikungunya

Desenvolvimento Integrado
Visitas ao Viveiro de Mudas abordam importância da arborização
Semdi realizou diversas ações de educação ambiental durante esta semana

Desenvolvimento Integrado
Semana do Meio Ambiente é encerrada com caminhada ao Anel Viário
Prefeito Gilberto Garcia, Nenão e servidores da SEMDI realizaram plantio de mudas às margens do Corrego Umbaracá

Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina é contemplada com 2 patrulhas mecanizadas, implementos agrícolas e 2 resfriadores
Desde 2009, agricultura familiar do município não era beneficiada com patrulhas mecanizadas

Cidadania e Assistência Social
Projetos desenvolvidos pelas secretarias de governo de Nova Andradina são apresentados na Expojuna
Informação, criatividade e bom gosto não faltaram nas barracas das Secretarias de Educação, Cultura e Esporte; Cidadania e Assistência Social; Políticas Públicas da Mulher e Mulheres de Atitude

Desenvolvimento Integrado
Seminário reunirá cadeia produtiva do milho de Nova Andradina e região
Nova Andradina sedia, nesta quinta-feira (28), o Seminário do Milho. A realização é da Prefeitura com apoio da Embrapa, entre outros parceiros.

Desenvolvimento Integrado
Prefeitura recolhe 9 toneladas de lixo eletrônico em campanha
Os trabalhos iniciaram pela manhã e se estenderam até o final da tarde do dia 6 de junho.

Desenvolvimento Integrado
Prefeitura de Nova Andradina entrega patrulha mecanizada para produtores do Teijin
Solenidade terá a presença do deputado federal, Zeca do PT, autor da emenda parlamentar que propiciou a compra de trator e outros equipamentos complementares

Desenvolvimento Integrado
Seminário do Milho aborda importância da integração lavoura-pecuária
Essa temática foi a tônica principal do seminário promovido nesta quinta-feira (28), no auditório da Prefeitura de Nova Andradina

Desenvolvimento Integrado
Em entrega de patrulha mecanizada, novos investimentos são anunciados para Nova Casa Verde e assentamentos
Em parceria com Governo de MS, emendas de deputados federais e senadores, Gilberto Garcia anuncia obras de drenagem e pavimentação da rua Dilson Cazaroto, patrulha mecanizada, 20 resfriadores, 10 novos poços artesianos e pavimentação de 60% das ruas do distrito, entre outras melhorias.

Desenvolvimento Integrado
Agricultores do Santa Olga são beneficiados com a entrega de 116 Concessões de Uso da terra
Gilberto Garcia anunciou a implantação de uma academia ao ar livre no assentamento, com recursos próprios do município

Desenvolvimento Integrado
Funasa vai investir R$ 3,8 milhões na implantação de sistema de água nos assentamentos de Nova Andradina
Serão construídos 10 poços artesianos no assentamento Teijin, 2 no São João e 1 no Santa Olga. Funasa também colocará em funcionamento outros 6 poços já perfurados na gestão anterior

Desenvolvimento Integrado
Prefeitura de Nova Andradina apoia criação de Associação de Feirantes
A assembleia de criação desta associação deve acontecer na próxima quarta-feira, dia 25 de julho

Desenvolvimento Integrado
Reunião técnica discute custos de operacionalização do aterro sanitário de Nova Andradina
Tribunal de Contas do Estado propõe a criação de um consórcio em parceria com os municípios de Ivinhema e Anaurilândia para diminuir custos

Desenvolvimento Integrado
Associação dos Feirantes é criada com apoio do governo de Nova Andradina
Participaram do ato de leitura da ata de fundação, aprovação do estatuto, eleição e posse da primeira diretoria cerca de 30 feirantes
Desenvolvimento Integrado
Prefeito Gilberto Garcia vistoria obras de perfuração de poços no assentamento Teijin
Investimento da Funasa é de R$ 3,8 milhões para perfuração de 10 novos poços, ativação de 6 poços que estavam abandonados e adequação de outros 29 existentes

Desenvolvimento Integrado
Governo de Nova Andradina incentiva a instalação de novas empresas
Empresa do segmento de telhas de zinco e térmicas começará a funcionar dentro de até 40 dias e deverá gerar, inicialmente, 8 empregos diretos

Desenvolvimento Integrado
Oficina ministrada pelo Sebrae ensina como definir preço de venda
A iniciativa é do governo de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado

Desenvolvimento Integrado
Projeto estimula cultivo de forrageiras em assentamentos de Nova Andradina
Plantações devem garantir alimento para os animais no período de estiagem

Desenvolvimento Integrado
Profissionais do CCZ e SEMDI fazem palestra sobre resíduos e reciclagem na Escola Arco Iris
Palestrantes abordaram assuntos relacionados ao conceito de reciclagem, às formas de separação e a destinação correta dos resíduos sólidos

Desenvolvimento
Varejo do futuro é tema de palestra com especialista da área em Nova Andradina
Fred Rocha vai destacar as tendências e práticas do varejo mundial, apresentar cases e apresentar os “mandamentos” do varejo atual

Desenvolvimento Integrado
Semdi aproxima Governo Municipal ao cotidiano das famílias assentadas
“Por determinação do prefeito Gilberto Garcia, nossa meta é realizar uma gestão mais próxima dos anseios dos pequenos produtores”, disse Hernandes Ortiz
Desenvolvimento Integrado
Parcerias e políticas públicas são destacadas em entrega de patrulha mecanizada
É a segunda patrulha nova já entregue pela Prefeitura desde o início desta gestão, que trabalha para fortalecer a agricultura familiar

Desenvolvimento
Semdi realiza plantios de mudas em nascente de córrego e áreas de proteção ambiental
O prefeito Gilberto Garcia, professores e alunos das escolas municipais participaram das ações em comemoração ao Dia da Árvore em Nova Andradina

Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina sediará curso de gestão financeira a partir da próxima segunda-feira (22)
Sala do Empreendedor em parceria com o Sebrae realiza entre os dias 22 e 25 de outubro, o curso de gestão financeira em Nova Andradina.
Desenvolvimento Integrado
3ª Feira do Cerrado Nova Casa Verde chama atenção sobre a preservação das nascentes
Programação será realizada de 19 a 21 de outubro, no Salão Paroquial da Igreja das comunidades São Pedro e São Paulo
Desenvolvimento Integrado
3ª Feira do Cerrado debate a sustentabilidade desse patrimônio ambiental brasileiro
Com o tema: “Cerrado Berço das Águas, vamos manter nosso cerrado vivo”, evento aconteceu em Nova Casa Verde no final de semana
Infraestrutura
Prefeitura de Nova Andradina e Crea-MS firmam parcerias para colaboração técnica
As parcerias permitirão o compartilhamento de informações, com foco no aprimoramento da fiscalização de obras e serviços de engenharia e agronomia

Desenvolvimento Integrado
Audiência pública discute destinação e tratamento do lixo em Nova Andradina
Evento acontecerá na próxima terça-feira, dia 6 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal
Desenvolvimento Integrado
Novos equipamentos serão destinados aos agricultores familiares de Nova Andradina
Implementos foram entregues ao governo municipal pela Agraer, adquiridos por meio de emenda da deputada federal Tereza Cristina. CMDR definirá qual associação será contemplada
Desenvolvimento Integrado
Audiência mostra que tratamento de lixo deve ser uma responsabilidade compartilhada entre poder público e cidadãos
Prefeito afirmou que para cumprir TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado com o MP terá custo mensal de R$ 300 mil. Aterro deve iniciar a operação até 01 de fevereiro de 2019

Desenvolvimento
Curso do Sebrae ensina "Como Atender Melhor seu Cliente"
Em parceria com o governo municipal de Nova Andradina, curso acontece de 19 a 23 de novembro
Desenvolvimento Integrado
Associações da agricultura familiar de Nova Andradina recebem certificação
Solenidade de entrega de certificados de cadastramento das organizações da sociedade civil para associações de agricultores foi realizada nesta segunda (12)
Desenvolvimento Integrado
Governo de Nova Andradina apoia a fruticultura nos assentamentos rurais
Prefeito participa da 1ª reunião técnica sobre o tema, organizada pela Coopaolga e Associação dos Agricultores Familiares do Santa Olga em parceria com instituições públicas

Desenvolvimento Integrado
Prefeitura realiza nova audiência pública para debater custeio do tratamento de lixo
Audiência tem o propósito de debater a destinação e o custeio do tratamento do lixo, sendo mais um passo para a operacionalização do aterro sanitário
Desenvolvimento Integrado
MP e Tribunal de Contas exigem que governo municipal cumpra a lei nacional de resíduos sólidos
Durante audiência, representantes dos órgãos de fiscalização do Estado de MS asseguram que “taxa do lixo” é possível e constitucional.
Desenvolvimento Integrado
Assessoria técnica orienta agricultores familiares do Santa Olga no cultivo e diversificação da produção
Projeto tem o apoio da Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado
Desenvolvimento Integrado
Prefeitura de Nova Andradina adquire máquina agrícola para recuperação das estradas rurais
Sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, equipamento será utilizado também no fomento às atividades produtivas do setor agropecuário

Desenvolvimento Integrado
ATENÇÃO: PONTE SOBRE O CÓRREGO SÃO BENTO, PROXIMA A FAZENDA DA DONA GENI, ESTÁ INTERDITADA PARA MANUTENÇÃO

Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina desperta interesse de empresários do setor de resfriadores de leite
Prefeito Gilberto Garcia recebe investidores, destaca potencial regional para o agronegócio e revela incentivos para a vinda de novas empresas

Desenvolvimento Integrado
Prefeitura de Nova Andradina e Senai assinam contrato para oferta de cursos de qualificação
Através da parceria serão disponibilizadas 180 vagas. Inscrições já estão abertas para os cursos de eletricista e manutenção de cerca elétrica.

Desenvolvimento Integrado
Operadores de máquinas recebem treinamento sobre funcionamento e conservação da nova escavadeira hidráulica
Recém adquirida pelo município, máquina já está em operação no campo. Para o secretário Hernandes Ortiz, aprendizado garante a segurança do trabalhador.

Desenvolvimento Integrado
Acordo com o Incra-MS torna Nova Andradina a primeira cidade do estado apta a emitir CCUs a assentados
Os três primeiros Contratos de Concessão de Uso (CCU) emitidos pela Prefeitura foram entregues nesta quarta-feira (13), em Nova Casa Verde
Desenvolvimento Integrado
Com recursos do MP, Prefeitura beneficia catadores de materiais recicláveis de Nova Andradina
Foram entregues equipamentos de proteção individuais (EPIs) e três camisetas para os membros da Associação Nova Limpa
Desenvolvimento
Curso capacita pequenos produtores em inseminação artificial de bovinos
Ação faz parte do plano de melhoramento genético do rebanho leiteiro nos assentamentos de Nova Andradina
Desenvolvimento Integrado
Sala do Empreendedor de Nova Andradina ajuda microempreendedores a se formalizar
Desenvolvimento Integrado
Hernandes Ortiz prestigia posse da nova Diretoria Executiva da Acina Nova Andradina
O secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento integrado representou o prefeito Gilberto Garcia na solenidade
Prefeitura
Prefeitura de Nova Andradina investe cerca de R$ 1 milhão na aquisição de ônibus escolares e equipamentos agrícolas
A contrapartida do município é de R$ 240 mil. Novos veículos serão utilizados para o transporte de estudantes, sinalização viária e agricultura familiar
Desenvolvimento Integrado
Semdi realiza palestras sobre coleta seletiva em Nova Casa Verde
Orientações aos estudantes serão úteis para o desenvolvimento de projetos de compostagem para a horta da Escola Municipal Luiz Cláudio Josué

Desenvolvimento Integrado
Comdema inicia discussão sobre mais uma edição da Semana do Meio Ambiente

Desenvolvimento
Associação de Apicultores da região de Nova Andradina inaugura nova sede
Prefeitura irá adquirir 100 caixas de abelhas para incentivar a produção de mel no município
Desenvolvimento Integrado
Lixo começa a ser tratado em Nova Andradina; cobrança de taxa inicia em junho
Taxa será lançada na conta de água da Sanesul de forma individualizada e discriminada.

Desenvolvimento Integrado
Sebrae leva capacitações em Marketing Digital para Nova Andradina
Palestra e oficina têm foco nas redes sociais como principal ferramenta para atrair clientes e trazer resultados para o negócio
Desenvolvimento
Prefeito Gilberto Garcia vistoria início da operacionalização do aterro sanitário
Coleta seletiva será iniciada a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de junho

Desenvolvimento
Nova Andradina terá semana especial do Meio Ambiente
Desenvolvimento Sustentável será abordado sob vários aspectos em exposições, coleta de lixo eletrônico, plantio e distribuição de mudas, entre outras ações
Desenvolvimento Integrado
Campanha arrecada quase cinco toneladas de lixo eletrônico em Nova Andradina
Desenvolvimento Integrado
Maternidade verde: Viveiro Municipal de Nova Andradina produz 6 mil mudas por ano
Mudas são distribuídas gratuitamente à população e ajudam na recuperação de nascentes e áreas degradadas, além de deixar a cidade mais verde e mais bonita
Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina realiza plantio de mudas em canteiros e nascente de Córrego
Promovidas pelo governo municipal, ações da Semana do Meio Ambiente envolveram Rotary Clube, alunos de escolas municipais e Comdema
Prefeitura
Prefeitura de Nova Andradina divulga novo cronograma semanal da coleta de lixo comum e da coleta seletiva
Comunicação Institucional
Fogueira e apoteose pirotécnica atraem multidão no encerramento da 2ª Expojuna
Com Show de Felipe & Falcão e homenagens à Educação Municipal, festa reuniu milhares de famílias nova-andradinenses e visitantes

Serviços Públicos
Lei determina que terrenos sujos sejam multados sem necessidade de advertência
Conforme a nova legislação em vigor, não há necessidade de advertência aos proprietários de terrenos. A infração e multa ao responsável é imediata
Desenvolvimento
Município se une a defensoria pública para levar energia elétrica a produtores do assentamento Teijin
Ação civil pública será proposta pela Defensoria para garantir acesso à energia há mais de 100 famílias que vivem nesta região
Desenvolvimento Integrado
Centro de Inclusão Digital conecta comunidade rural do Assentamento Teijin à internet
Ação promove a inclusão social, estimula o cooperativismo, o uso de tecnologias para o aumento da geração de renda e facilita o acesso aos serviços públicos

Desenvolvimento
Sala do Empreendedor vai a Casa do Trabalhador para estimular o empreendedorismo
Palestra dissemina conhecimento sobre gestão empresarial e pessoal para pessoas desempregadas interessadas em abrir o próprio negócio
Desenvolvimento Integrado
Equipamentos irão auxiliar agricultores familiares na colheita de Urucum e eliminação de brotos
Prefeitura de Nova Andradina fomenta a produção agropecuária nos assentamentos rurais através da aquisição de equipamentos e projetos voltados ao agronegócio
Desenvolvimento Integrado
Com novo sistema, coleta do lixo reciclável aumenta em Nova Andradina
Eram em torno de 30 toneladas coletadas por mês – hoje, são 38. O aumento é considerado expressivo, mas pode crescer mais com a colaboração da população.
Desenvolvimento Integrado
Semdi recebe a doação de uma lixeira seletiva para separação do lixo orgânico e reciclável
Projeto foi desenvolvido pela empresa BSY Ambiental, com a finalidade de conscientizar empresas e cidadãos sobre a importância da coleta seletiva
Desenvolvimento Integrado
Dia de Campo traz conhecimento sobre a cultura da mandioca
Proposta é identificar as variedades mais propicias às condições de cerrado para aumentar a produtividade nas pequenas propriedades rurais e assentamentos
Desenvolvimento Integrado
Prefeito Gilberto Garcia dá posse aos novos integrantes do Conselho de Turismo
Apostando no potencial de crescimento do setor turístico de Nova Andradina, o prefeito José Gilberto Garcia deu posse aos novos integrantes do Conselho Municipal de Turismo na tarde desta quinta-feira, dia 12, no auditório do Paço Municipal.
Desenvolvimento Integrado
Agricultura familiar de Nova Andradina terá o reforço de mais duas patrulhas mecanizadas
O deputado federal Wander Loubet estará presente na solenidade de entrega, que acontecerá nesta sexta-feira (20), no Centro de Eventos
Desenvolvimento Integrado
Novos tratores e equipamentos potencializam agricultura familiar em Nova Andradina
Entrega dos maquinários teve a presença do deputado federal Vander Loubet, autor das emendas que garantiram a compra das patrulhas mecanizadas
Desenvolvimento Integrado
Semadi faz doação de mudas de ipês para pequenos produtores rurais
Mudas de ipês rosa e roxo foram distribuídas durante a cerimônia de entrega de patrulhas mecanizadas
Desenvolvimento Integrado
Prefeitura aciona empresas sem atividades por devolução de terrenos no Distrito Industrial
Conselho aprovou a devolução de 215 mil m2 e o município entrou na justiça para repatriar essas áreas

Desenvolvimento Integrado
Produtores de Nova Andradina serão contemplados com resfriadores de leite
Equipamentos garantem regularidade e maior produtividade de leite
Desenvolvimento Integrado
Projetos reduzem em até 70% mortalidade bovina em assentamentos de Nova Andradina
Mortalidade do rebanho nas pequenas propriedades rurais era causada pela falta de alimentação
Desenvolvimento Integrado
Gilberto Garcia ressalta trabalho de regularização dos assentamentos e melhoria das estradas rurais
Deputado Vander Loubet esteve presente na cerimônia de entrega de resfriadores e de um trator a Associação Grupo Esperança

Desenvolvimento Integrado
Semadi dá apoio ao Imasul em visita técnica para verificar situação de macacos na “matinha”
A engenheira agrônoma, Cornélia Nagel, acompanhou os pesquisadores do Imasul, UFMS e o comando da Polícia Militar Ambiental de Batayporã.
Educação Cultura e Esporte
Recital dos alunos de canto da Funac emociona público presente
A Fundação Nova Andradinense de Cultura – FUNAC, abriu as portas do Museu Municipal na noite terça-feira (12) para apresentações de canto em solo, dupla, trio e coral.
Desenvolvimento
Visando melhorar a coleta de lixo garis e motoristas recebem treinamento
Capacitação envolveu orientações sobre o cumprimento de normas de segurança, coleta do lixo de resíduos sólidos e funcionamento do aterro sanitário
Desenvolvimento
Prefeitura inicia cadastramento para regularização da energia elétrica de lotes no Santa Olga
Produtores terão até o dia 22 de novembro para efetuar o preenchimento da ficha cadastral na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado

Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina é alvo de pesquisa de controle de javalis da Embrapa
Pesquisadores irão mapear as regiões de ocorrência de javalis no estado e discutir estratégias de controle de crescimento populacional desses animais
Desenvolvimento Integrado
Acesso a linhas de crédito impulsiona agricultura familiar e turbina PIB nova-andradinense
Ações da Prefeitura têm no Banco do Brasil sua principal parceria no fomento à agricultura familiar, destaca Hernandes Ortiz.

Desenvolvimento
Ecoponto Itinerante chega nos bairros para descarte de recicláveis e inservíveis
1ª Estação do Ecoponto acontecerá na Praça do Argemiro Ortega. Os cidadãos que levarem os materiais inservíveis até este local concorrerão a um tablet.
Desenvolvimento Integrado
Prefeito Gilberto Garcia dá posse ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural
São 17 integrantes titulares, representantes do poder público e sociedade civil, que assumiram para o exercício 2020-2022

Desenvolvimento Integrado
Comdema define calendário de reuniões de 2020
Conselho aprova funcionamento de atividades de pequeno porte em zonas residenciais de alta densidade, desde que sejam feitos licenciamentos ambientais
Desenvolvimento
Ecoponto Itinerante coleta toneladas de inservíveis e recicláveis de quintais e terrenos sujos
Resíduos foram encaminhados para reciclagem no aterro sanitário ou ao aterro da construção civil. Prefeito agradeceu aos voluntários que ajudaram na coleta e à população, pelo descarte e colaboração nos trabalhos.
Desenvolvimento Integrado
ECOPONTO ITINERANTE SERÁ REALIZADO NESTE SÁBADO (29) EM NOVA CASA VERDE
Esta será a segunda grande mobilização por uma cidade mais limpa, sustentável e livre de doenças. Cidadãos que levarem os materiais inservíveis até o Ecoponto concorrerão a um tablet.
Desenvolvimento Integrado
Ecoponto Itinerante em Nova Casa Verde retira mais de 1 tonelada de materiais recicláveis
Pessoas que tiveram dengue relatam o sofrimento com a doença. Cerca de 70 servidores municipais voluntários participaram da ação em prol do meio ambiente e da saúde da população

Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina evolui no ranking turístico dos municípios de MS
Cidade Sorriso é elevada à categoria “Frutificar”, o que garante apoio técnico na elaboração de projetos para captação de recursos e cursos de qualificação

Desenvolvimento Integrado
Ecoponto Itinerante irá visitar bairros Centro Educacional, Cristo Rei e parte da área central de Nova Andradina
Instalado na Praça do Centro Educacional, Ecoponto irá coletar materiais inservíveis neste sábado, dia 14 de março, das 8 às 12 horas.
Desenvolvimento Integrado
Ecoponto Itinerante recolhe 11 caminhões de materiais inservíveis e 870 quilos de recicláveis

Comunicação Institucional
Ruas de Nova Andradina serão higienizadas contra o coronavírus nesta segunda-feira (30)
Serviços de higienização de ruas e locais com grande fluxo de pessoas serão realizados a partir das 20 horas. Iniciativa é da SEMADI, com o apoio da Semusp.
Saúde
Nova Andradina começa higienização nas ruas para combater novo coronavírus
Ação tem como objetivo proteger a população e reduzir a circulação do vírus

Desenvolvimento Integrado
Comitê adia prazo de entrega de declarações do Simples Nacional e do MEI
Novo prazo é o dia 30 de junho, informou a Receita Federal. Medida visa 'diminuir os impactos econômicos causados pela pandemia do Covid-19 no Brasil'.
Desenvolvimento Integrado
Prefeitura segue com trabalho de higienização sanitária na cidade de Nova Andradina
São priorizados pontos de grande circulação de pessoas como Terminal rodoviários, hospitais, delegacia, ESFs, bancos, lotéricas e supermercados

Desenvolvimento Integrado
SEMDI “congela” por tempo indeterminado os prazos de processos ambientais
Nova legislação estadual de licenciamento ambiental determina que oficinas elétricas precisarão se regularizar para implantação e/ou operação

Desenvolvimento Integrado
SEMDI retoma os prazos de processos ambientais
Os prazos de processos administrativos, que haviam sido temporariamente suspensos, foram retomados a partir de 20 de maio

Desenvolvimento Integrado
COVID-19: Decreto regulamenta funcionamento da tradicional feira de domingo
Desenvolvimento Integrado
Setores de urbanização e meio ambiente analisam áreas de interesse turístico aprovadas pelo Comtur
Servidores irão coordenar os trabalhos de avaliação técnica dessas áreas visando o aproveitamento dos recursos naturais e potencialidades econômicas para alavancar o turismo em Nova Andradina.
Serviços Públicos
Recuperação de estradas beneficia produtores rurais
Governo de Nova Andradina reafirma apoio ao pequeno produtor ao investir na melhoria das estradas vicinais
Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina registra aumento da coleta do lixo domiciliar e de materiais recicláveis na quarentena
O isolamento social é parte da explicação para a cidade ter alcançado esses índices.

Desenvolvimento Integrado
Semadi lança série de vídeos para divulgar ações ambientais desenvolvidas em Nova Andradina
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Semadi orienta população sobre poda de árvores e destinação correta do lixo orgânico e material reciclável
Comunicação Institucional
Rumo à projeção nacional, Café Aroma ampliará produção em Nova Andradina
Instalada há 1 ano e meio em Nova Andradina, empresa pretende expandir a marca para todo território nacional em 2 anos.
Desenvolvimento Integrado
Campanha arrecada 3 toneladas de lixo eletrônico em Nova Andradina
BSY Resíduos foi a responsável pelo transporte dos materiais coletados até a Associação Recic.LE, de Campo Grande, onde terão destinação correta
Desenvolvimento Integrado
Títulos de lotes são entregues a mais de mil famílias assentadas
Última entrega foi realizada na quinta-feira, dia 11, na Sala de Cidadania, com a presença do prefeito Gilberto Garcia e do secretário Hernandes Ortiz
Habitação
Mais 14 famílias de Nova Casa Verde recebem título de propriedade de seu imóvel

Desenvolvimento Integrado
Mais verde e sombra para as crianças: Parque infantil de Nova Casa Verde ganha mudas de árvores
Desenvolvimento Integrado
Prefeitura e Defensoria Pública unem forças para regularizar energia elétrica de lotes no Santa Olga e São João
Cerca de 90 produtores preencheram a ficha cadastral para conseguir a titularidade da conta na unidade consumidora

Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina fará nova distribuição gratuita de doses de sêmen da raça Girolando
Desenvolvimento Integrado
Prefeitura de Nova Andradina inaugura nesta quinta (6), a Estação de Trabalho do Viveiro Municipal
Área coberta foi planejado para o desenvolvimento de trabalhos técnicos e apoio aos servidores que trabalham no local
Desenvolvimento Integrado
AGRICULTURA FAMILIAR VALORIZADA NESTA GESTÃO
Visitas periódicas aos agricultores rurais aproximam gestão municipal do setor do agronegócio
Desenvolvimento Integrado
Inauguração da Estação de Trabalho consolida a transformação do Viveiro Municipal
Gestão atual investiu na implantação de sistema de irrigação automatizado, ampliação das estufas, plantio de mudas de capiaçu para atender produtores e realização de palestras de educação ambiental

Desenvolvimento Integrado
Setor turístico de Mato Grosso do Sul adota selo nacional “Turismo Responsável - Limpo e Seguro”
Empresas que atuam no ramo em Nova Andradina devem solicitar emissão do selo do Ministério do Turismo, além dos certificados locais

Desenvolvimento Integrado
CMDI de Nova Andradina aprova doação de área para instalação de indústria do ramo de alimentos
Acreditando no potencial logístico de Nova Andradina, o Café Aroma se unirá a Golden Place, de Brasília (DF), para expandir os negócios em nível nacional

Comunicação Institucional
Nova Andradina receberá meio milhão de reais do governo do estado para combate à erosão no Argemiro Ortega
Dinheiro deverá ser usado exclusivamente no atendimento à situação emergencial

Desenvolvimento Integrado
Campanha incentiva a coleta seletiva em Nova Andradina
Materiais recicláveis devem ser colocados em saco aberto. Já o material orgânico deve ser depositado em saco de lixo fechado e amarrado.
Comunicação Institucional
Gilberto Garcia visita canteiro de obras da granja Yabuta em Nova Casa Verde
Localização estratégica do distrito foi fundamental para a escolha desta área pelos investidores.

Desenvolvimento
Em blitz educativa, Hernandes Ortiz orienta destinação de resíduos
A ação educativa foi realizada neste fim de semana, nas adjacências da fazenda Baile e da reserva ambiental ao lado do Cemitério Municipal

Comunicação Institucional
Nova Andradina faz adesão ao Programa Cidade Empreendedora
Solenidade para assinatura dos contratos será realizada na próxima segunda, dia 8 de março. Programa é uma parceria entre município e Sebrae/MS

Desenvolvimento Integrado
Cidade Empreendedora: Agentes do Sebrae estão em Nova Andradina para atender pequenos negócios
Abordagem porta a porta vai identificar quais são os problemas enfrentados pelos empresários e propor soluções
Desenvolvimento Integrado
Comtur quer elevar Nova Andradina à categoria “Colher”
O Conselho Municipal de Turismo está trabalhando no sentido de planejar, apoiar e qualificar ações em conjunto com os outros municípios da Região Turística do Vale das Águas.

Desenvolvimento Integrado
Cidade Empreendedora: agentes do Sebrae já visitaram 300 empresas de Nova Andradina
Por meio da ação Sebrae na sua Empresa, empreendedores receberam orientações on-line nas áreas de gestão financeira, marketing digital e mercado de vendas

Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina é a cidade com melhor saldo de empregos do Vale do Ivinhema
Dados do Caged apontam que o município fechou o primeiro mês de 2021 com saldo positivo de 97 vagas de emprego com carteira assinada

Desenvolvimento Integrado
Prefeitura de Nova Andradina e Comtur se reúnem com dirigentes da Fundação Estadual de Turismo
Duas ações foram apresentadas: Incubadora de Eventos e o Circuito de Ciclo Turismo do Vale das Águas
Desenvolvimento Integrado
Recém-criada, Associação Nova Esperança busca apoio do governo de Nova Andradina
Secretário Hernandes Ortiz elencou os projetos e benefícios que o município pode oferecer aos produtores do assentamento São João
Comunicação Institucional
Secretarias municipais dão suporte à vistoria de vereadores junto a erosão do Argemiro Ortega
Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente acompanharam a visita dos edis ao canteiro de obras, esclarecendo questionamentos da Câmara Municipal.
Desenvolvimento Integrado
Secretário visita empresas paranaenses interessadas em investir na cidade de Nova Andradina
Desenvolvimento Integrado
Sebrae MS realiza Semana do MEI de forma digital e gratuita em Nova Andradina
Entre os dias 10 e 14 de maio, o atendimento vai ser feito na Sala do Empreendedor

Desenvolvimento Integrado
Concurso premia melhor vídeo sobre coleta seletiva
Inscrições estão oficialmente abertas. Iniciativa atende ao Programa de Coleta Seletiva do ano de 2021 do governo municipal de Nova Andradina
Desenvolvimento Integrado
Prefeito vai a Brasília para audiência com a Ministra Tereza Cristina

Desenvolvimento Integrado
Campanha arrecada mais de 4 toneladas de lixo eletrônico em Nova Andradina
Materiais recicláveis recolhidos foram destinados à Associação Nova Limpa, que atua no aterro sanitário.
Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina participa de reunião on-line do programa Cidade Empreendedora
Encontro reuniu gestores de 22 municípios que aderiram ao programa, dando início ao trabalho de mentoria oferecido aos gestores públicos
Desenvolvimento Integrado
Governo de Nova Andradina incentiva participação de agricultores familiares nas compras públicas
Oficina de desenvolvimento tecnológico para melhoria da produção de hortaliças e frutas capacita produtores do Assentamento Santa Olga

Desenvolvimento Integrado
Agricultura familiar traz sustento e dignidade às famílias de Nova Andradina
“É possível viver numa pequena área rural quando o produtor tem boa vontade, coragem de trabalhar e apoio dos órgãos públicos”, diz Hernandes Ortiz.

Infraestrutura
Em visita ao canteiro de obras da Granja Yabuta, Gilberto Garcia se compromete a capacitar mão-de-obra de trabalhadores
Maior granja de produção de ovos de Mato Grosso do Sul e uma das maiores do Brasil está sendo construída no distrito de Nova Casa Verde.

Desenvolvimento Integrado
Prefeitura e lideranças de Nova Andradina definem ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico
Documento elaborado em parceria com o Sebrae, vai nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município
Desenvolvimento Integrado
Governo municipal auxilia agricultores familiares na conquista de Contrato de Concessão de Uso da terra onde vivem
Prefeito Gilberto Garcia e Hernandes Ortiz entregaram o CCU ao agricultor Osmar de Castro Nemes, do assentamento Santa Olga, na manhã desta quinta (24).

Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina acumula mais um mês de saldo positivo na geração de empregos
No acumulado do ano de 2021, a capital do Vale do Ivinhema apresenta saldo de 690 empregos com carteira assinada
Comunicação Institucional
Projeto incentiva a reciclagem do lixo e garante bônus para compra de produtos da agricultura familiar
Iniciativa é do Banco Sicredi em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina, através das Secretarias de Cidadania e Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado

Desenvolvimento Integrado
Prefeitura auxilia projeto experimental da IFMS que integra lavoura com floresta
objetivo é gerar tecnologia produtiva de base agroecológica para recuperação de áreas, garantir a diversidade de culturas e mais segurança econômica aos pequenos produtores rurais.
Desenvolvimento Integrado
Concurso ambiental premia melhores vídeos sobre coleta seletiva em Nova Andradina
Ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado em parceria com a Secretaria Educação, Cultura e Esporte.
Desenvolvimento Integrado
COMTUR Nova Andradina apresenta proposta para o Plano Municipal de Turismo 2021-2023
Desenvolvimento Integrado
Prefeito Gilberto Garcia recebe Plano de Desenvolvimento Regional para municípios do Conevale
Documento é resultado das ações do Programa Líder, desenvolvido pelo Sebrae e setores organizados da sociedade desde 2019
Desenvolvimento Integrado
Mentoria do Sebrae aponta caminhos para a atração de novos negócios em Nova Andradina
Proposta é compartilhar com os gestores públicos experiências bem-sucedidas para o desenvolvimento da cidade, nas áreas de empreendedorismo e gestão

Desenvolvimento Integrado
Gestores de turismo de Nova Andradina participam de capacitação na Fundtur-MS
Visando fomentar o trade turístico no município, Prefeitura investe no aprimoramento dos profissionais da área

Desenvolvimento Integrado
Feira Segura com produtores rurais acontece sábado em Nova Andradina
Espaço localizado no Parque de Exposições Henrique Martins permitirá a comercialização de hortaliças, legumes, frutas, queijos e doces.

Desenvolvimento Integrado
Sala do Empreendedor de Nova Andradina auxilia microempreendedores individuais a regularizar débitos
MEI tem até 31 de agosto de 2021 para regularizar seus débitos
Desenvolvimento Integrado
Produtores rurais de Nova Andradina já preparam 2ª edição da Feira Segura
Hortaliças, legumes, frutas, queijos e doces serão comercializados no Parque de Exposições Henrique Martins no dia 21 de agosto
Comunicação Institucional
Formatura do curso técnico em Segurança do Trabalho é realizada na Prefeitura
Sentimentos de superação e alegria marcaram a cerimônia, que ocorreu nesta quarta-feira, dia 11 de agosto

Desenvolvimento Integrado
Gilberto Garcia decreta situação de emergência em Nova Andradina devido à seca

Desenvolvimento Integrado
Prefeitura e Sebrae validam Plano de Desenvolvimento Econômico de Nova Andradina

Desenvolvimento Integrado
Cana de açúcar socorre pequenos rebanhos leiteiros nos assentamentos de Nova Andradina
As entregas da cana de açúcar foram realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e subprefeitura de Nova Casa Verde há cerca de 5 dias.

Desenvolvimento Integrado
Programa de transporte gratuito de calcário beneficiará produtores rurais de Nova Andradina
Projeto de lei de autoria do poder executivo municipal está em tramitação na Casa de Leis
Desenvolvimento Integrado
Gilberto Garcia participa de Comitiva Agro do Banco do Brasil
“Centenas de lotes poderão ter acesso às linhas de crédito do Banco do Brasil nos próximos dias. Isso fortalece o agronegócio e gera desenvolvimento’, diz o prefeito
Desenvolvimento Integrado
Vítimas da Covid-19 em Nova Andradina são homenageadas com plantio de árvores
98 mudas de ipê foram plantadas em frente ao Velório Municipal. Iniciativa visa eternizar lembranças de entes queridos e simboliza a esperança no futuro.

Desenvolvimento Integrado
Semdi informa encerramento do cadastro do programa de fornecimento de reforço alimentar aos rebanhos
Lista de espera é de aproximadamente 300 solicitações da ração ofertada pelo programa emergencial

Desenvolvimento Integrado
Projeto Árvore da Vida comunicado aos familiares
Comunicado: colocação das placas com nomes das vítimas de Covid-19 pode ser feita pelos seus familiares até sexta-feira, dia 24 de setembro

Desenvolvimento Integrado
Sebrae e Prefeitura Municipal lançam Plano de Desenvolvimento Econômico de Nova Andradina
Com ações para transformar o município, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora
Desenvolvimento Integrado
Com 25 ações, Plano de Desenvolvimento Econômico de Nova Andradina irá ajudar a transformar o município
Lançado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora
Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina celebra a entrega de 900 Contratos de Concessão de Uso para produtores rurais assentados
Com o documento, beneficiário da reforma agrária consegue financiamento junto ao Incra e pode participar de programas de incentivo à agricultura familiar
Desenvolvimento Integrado
Microempreendedores de MS têm linha de crédito facilitada pelo governo
A Sala do Empreendedor, que está localizada na Prefeitura, prestará auxílio aos microempreendedores

Desenvolvimento
Gilberto Garcia e Hernandes Ortiz participam de encontro estadual de municípios do Cidade Empreendedora
Realizado pelo Sebrae, evento trouxe palestras e proporcionou a troca de experiências
Desenvolvimento Integrado
Cursos de qualificação profissional abrem as portas do mercado de trabalho em Nova Andradina
Ação é promovida pelo programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, Sebrae e Senai.

Desenvolvimento Integrado
Após temporal que causou estragos, Nova Andradina decreta situação de emergência
Algumas áreas rurais estão sem energia elétrica e sem água desde sexta-feira (15)
Desenvolvimento Integrado
Festival Gastronômico deve movimentar setor de alimentação em Nova Andradina
Evento é mais uma ação do Programa Cidade Empreendedora. Proposta foi lançada pela Associação Comercial em parceria com a Prefeitura e o Sebrae MS
Desenvolvimento Integrado
Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Turismo toma posse

Desenvolvimento Integrado
Dia do Crédito tira dúvidas dos empreendedores de Nova Andradina
Ação do programa Cidade Empreendedora visa fortalecer as micro e pequenas empresas locais

Desenvolvimento Integrado
Palestra e lançamento de portal incentivam empreendedorismo em Nova Andradina

Desenvolvimento
Portal Empreende Nova Andradina é lançado pela prefeitura em parceria com o Sebrae/MS
Plataforma digital, desenvolvida por meio do programa Cidade Empreendedora, melhora o acesso dos pequenos negócios aos editais de licitação do município
Desenvolvimento Integrado
Empreendedores de Nova Andradina participam de Dia do Crédito
Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, ação trouxe palestra e esclareceu dúvidas dos empresários locais
Desenvolvimento Integrado
Oficina de inovação com os secretários municipais propõe soluções para melhorar o atendimento à população
A oficina trabalhou 5 vertentes principais: infraestrutura, compras públicas, serviços, processos e cultura do servidor.

Desenvolvimento Integrado
Avanços e Desafios da Agricultura Familiar foi tema de encontro entre gestores públicos e produtores
Entre as ações desenvolvidas no eixo compras públicas no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, diversas oficinas já foram realizadas

Desenvolvimento
Empresas do ramo de bares e restaurantes inscritas no Festival Gastronômico recebem capacitação
Atendimento de garçons, higiene e manipulação de alimentos serão os temas ministrados nas capacitações. Iniciativa integra Programa Cidade Empreendedora
Desenvolvimento Integrado
Prefeitura reativa Finova e dá posse aos novos membros do Conselho Curador
Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina está inserida no Programa Cidade Empreendedora

Educação Cultura e Esporte
Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina realiza a I Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)
Projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE

Desenvolvimento
Festival Gastronômico vai oferecer o melhor da culinária de Nova Andradina
Evento acontece de 10 a 20 de dezembro. É mais uma ação do Programa Cidade Empreendedora, promovido pela Acina em parceria com a Prefeitura e o Sebrae-MS
Desenvolvimento Integrado
Prefeitura de Nova Andradina recebe visita de representantes do Projeto Rural Sustentável-Cerrado
Projeto foi apresentado ao prefeito Gilberto Garcia e será desenvolvido nos próximos 18 meses, com 128 produtores do assentamento Teijin

Desenvolvimento
Em agenda com a ministra Tereza Cristina, secretário Hernandes Ortiz busca soluções para perdas dos agricultores de Nova Andradina
Desenvolvimento Integrado
Prefeitura de Nova Andradina busca nova parceria com fecularia para salvar rebanhos da agricultura familiar
Fecularia Yama irá disponibilizar massa de mandioca para tratar os animais que estão passado fome. Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado será a responsável pelo transporte dos suplementos até os lotes.

Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina prestigia evento em comemoração aos 50 anos do Sistema Sebrae
Durante o evento intitulado SEBRAE 50 + 50: Criar o Futuro é Fazer História, foram apresentadas as ações que serão realizadas em 2022 para apoiar os pequenos negócios em Mato Grosso do Sul.

Desenvolvimento Integrado
Com carretas equipadas, “Cidade Empreendedora” traz cursos gratuitos para Nova Andradina
Cursos serão realizados no período de 16 a 18 de fevereiro, das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas. Faça sua inscrição através dos links disponibilizados abaixo
Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina recebe carreta com cursos gratuitos na área de transformação digital
Iniciativa é uma realização do Programa Cidade Empreendedora, realizado pela Prefeitura de Nova Andradina em parceria com Sebrae/MS, Senai e Acina. Ainda têm vagas! Faça sua inscrição!
Desenvolvimento Integrado
Encontro Líderes em Movimento mobiliza gestores públicos e lideranças de MS
lideranças de MS Nova Andradina prestigiou o evento do Sebrae, que busca impactar associações comerciais, sindicatos rurais e gestões públicas para uma atuação transformadora no contexto dos pequenos negócios.
Desenvolvimento Integrado
Horta comunitária no presídio de Nova Andradina vai beneficiar instituições sociais
Além da fabricação de uniformes para os internos e jalecos para os profissionais do HR, reeducandos vão produzir verduras com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado

Desenvolvimento Integrado
Cidade Empreendedora: Carretas do Sebrae trazem cursos gratuitos profissionalizantes na área automotiva
Os cursos acontecem no período de 23 a 30 de março, das 8 às 17 horas, no Centro de Eventos. Faça sua inscrição!

Desenvolvimento Integrado
Dia da Oportunidade leva para Nova Andradina capacitações e palestra-show com ilusionistas
Realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, evento gratuito será promovido nos dias 28 e 29 de março
Desenvolvimento Integrado
Dia da Oportunidade em Nova Andradina reúne pequenos produtores e empreendedores locais
Evento gratuito é realizado no município, por meio do programa Cidade Empreendedora, e segue até amanhã (29) com uma ampla programação para o público
Desenvolvimento Integrado
Empreendedores aprovam Dia da Oportunidade
Além da Feira de Negócios, muitos empreendedores e profissionais que atuam no comércio local participaram das capacitações nos dias 28 e 29 de março
Desenvolvimento Integrado
Em Nova Andradina, Sala do Empreendedor ganha novo layout e é reinaugurada pelo Sebrae/MS e prefeitura
Promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, mudança vem para melhorar o serviço prestado aos empresários locais

Desenvolvimento Integrado
Prefeitura de Nova Andradina, Sebrae e Sicredi lançam o projeto ‘Recicla Verdinho’
O projeto desperta nas crianças a consciência ambiental e incentiva a agricultura familiar.
Infraestrutura
Nova Andradina pleiteia ao governo do estado recursos para viabilizar obras de infraestrutura no Distrito Industrial
Gilberto Garcia entregou oficio solicitando a execução de obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais, no valor de 7 milhões de reais

Desenvolvimento Integrado
Seminário sobre compras públicas auxilia empresários a tornarem-se aptos a participar de licitações da Prefeitura
Com a contratação de empresas locais, administração pública faz com que o investimento permaneça na cidade, promovendo um círculo virtuoso da economia

Desenvolvimento Integrado
Prefeitura oferce capacitação para empreendedores e colaboradores que atuam no comércio local
Iniciativa tem parceria com o Sebrae/MS e Acina. Cursos gratuitos serão realizados de 18 a 25 de abril.
Desenvolvimento Integrado
Selo de Inspeção Municipal (SIM) é entregue a dois supermercados de Nova Andradina
Supermercado Paraíso e Faros Supermercados foram os primeiros estabelecimentos a receberem este selo no município.

Desenvolvimento Integrado
Serviço de Inspeção Municipal realiza visita técnica a produtor de leite do Assentamento Teijin
Proprietário rural pretende produzir e comercializar iogurte e queijo minas frescal

Desenvolvimento Integrado
Prefeitura e Senai promovem cursos de pedreiro e carpinteiro para atender demanda da construção civil

Desenvolvimento Integrado
Nova Andradina é contemplada com máquinas e equipamentos agrícolas
Para o prefeito Gilberto Garcia, “os maquinários são ferramentas importantes para que o agricultor possa produzir e trabalhar”
Desenvolvimento Integrado
Prefeitura doa terreno do Distrito Industrial para serralheria
A expectativa é gerar, a médio prazo, mais empregos diretos e indiretos.

Desenvolvimento Integrado
Segunda edição de concurso de vídeo ambiental abordará temáticas da reciclagem e da sustentabilidade

Desenvolvimento Integrado
Acadêmicos de engenharia de produção da UFMS realizam visita técnica ao Aterro Sanitário de Nova Andradina
Todos os cidadãos são responsáveis pela redução, reutilização e pelo descarte adequado dos resíduos produzidos

Desenvolvimento Integrado
Equipe de licenciamento ambiental da Semadi participa de treinamento sobre gerenciamento de áreas contaminadas
Servidores de Nova Andradina atuam no licenciamento de áreas com potencial para causar contaminações químicas

Desenvolvimento Integrado
Reunião pública apresenta Estudo de Enquadramento da Microbacia Hidrográfica do Córrego Baile
Evento acontecerá no dia 03 de maio, às 18h30, no Centro de Convenções

Desenvolvimento Integrado
Sala do Empreendedor de Nova Andradina divulga abertura de cursos na área da panificação
Ação do Programa Cidade Empreendedora acontece em dois períodos: de 11 a 13 e de 16 a 18 de maio, das 8 às 17h30, no estacionamento da Prefeitura

Desenvolvimento Integrado
CÓRREGO DO BAILE É TEMA DE DEBATES EM NOVA ANDRADINA
Etapas devem contar com a participação popular, por meio da realização de consultas públicas.
Desenvolvimento Integrado
Carreta do Sebrae capacita trabalhadores na área de panificação
Cerimônia de abertura deu ponta pé inicial para a realização os cursos ofertados gratuitamente, através do programa Cidade Empreendedora
Desenvolvimento Integrado
Turma conclui curso de panificação com produção voltada às demandas do mercado em Nova Andradina

Serviços Públicos
Nova Andradina é contemplada com uma pá carregadeira
Equipamento atende os agricultores familiares através da manutenção das estradas rurais, fortalecendo a agropecuária e melhorando a vida no campo
Desenvolvimento Integrado
Em encerramento de curso de panificação, Gilberto Garcia anuncia prorrogação do Cidade Empreendedora
Como cortesia, primeira-dama Joana Darc doa material e a aluna Tania de Lima Menegon confecciona aventais para a turma que concluiu a capacitação

Desenvolvimento Integrado
Cidade Empreendedora: Cursos gratuitos na área de vendas são disponibilizados para Nova Andradina
“Vendas de alta performance” e “Marketing pessoal par vendedores: você é seu melhor produto” estão com inscrições abertas
Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado
Aterro Sanitário COLETA SELETIVA Distrito Industrial de Nova Andradina ITBI Rural Licenciamento Ambiental Microempreendedor Individual - MEI Nova Andradina, Venha investir aqui! Patrulha Mecanizada Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB SIM - Serviço de Inspeção Municipal Turismo Governo Municipal
Cidadania e Assistência Social Comunicação Institucional Educação, Cultura e Esporte Finanças e Gestão Infraestrutura Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado Planejamento e Administração Política para Mulher Saúde Serviços Públicos