Ação é desenvolvida pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

Bruno Seleguim

No próximo final de semana, dias 20 e 21 de abril, Nova Andradina receberá motoclubes de várias partes do país e motociclistas independentes para mais uma edição do New Route Motorcycle, que acontece no Parque de Exposições Henrique Martins.

Aproveitando a presença de um grande do público visitante e da população nova-andradinense, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, gerenciado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social realizará uma campanha preventiva contra a violência de crianças e adolescentes do município.

Nesta quarta-feira (18), a equipe técnica do CREAS se reuniu com a comissão organizadora do evento para planejar as ações a serem executadas. Serão distribuídos chaveiros, canecas e panfletos informativos aos participantes. A atividade envolverá CREAS, a Proteção Social Básica (CRAS), Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Juventude e os próprios organizadores do New Route.

Segundo a secretária da pasta, Juliana Ortega, o objetivo da ação é mobilizar e conscientizar as pessoas sobre as diversas formas de violação de direitos das crianças e adolescentes e a importância da denúncia para coibir esses atos. “Durante os grandes eventos e festas populares, aumentam o risco de violações de direitos das crianças e adolescentes, que ficam mais vulneráveis em grandes aglomerações. Portanto, as atividades visam ampliar a proteção deste público alvo da campanha”, informa a gestora.

As violações mais comuns nesses ambientes são: trabalho Infantil; violência Sexual, uso de álcool e drogas, crianças e adolescentes em situação de rua e crianças perdidas ou desaparecidas.

O Estatuto da Criança e do adolescente – ECA (lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990), norma brasileira reconhecida internacionalmente como modelo de legislação para a infância e adolescência, aponta que Respeitar, Proteger e Garantir os direitos da criança e do adolescente é responsabilidade do Estado, família, da comunidade e de toda sociedade.

A secretária Julliana ressalta que as ações são importantes para mobilizar a sociedade. “É preciso estar alerta e denunciar qualquer situação suspeita. A campanha visa engajar a todos nas tarefas de prevenir e combater as violações de direitos. É hora de acabar com a violência Contra a criança e o adolescente. Denuncie. Dique 100”.