Foto: William Gomes

Nesta segunda-feira, dia 11, toda a rede socioaasistencial de Nova Andradina esteve reuniada no auditório do Paço Municipal para participar da palestra “SUAS (Sistema Único de Assistência Social), história e desafios”, ministrada pela assistente social de Dourados, Ledi Ferla

Atuando como gestora por 15 anos neste município, Ledi apresentou a trajetória da assistência social ao longo dos anos e os desafios do principal projeto de cunho social do governo federal, que vem permitindo que muitas famílias saiam da miséria, tenham novas oportunidades de trabalho e saiam de situações de risco e vulnerabilidade, melhorando o perfil social da população.

Foto: William Gomes

Além dos servidores públicos, estavam presentes profissionais que atuam nos serviços socioassistenciais não governamentais como Andef, Apae, Casa do Migrante, Lar São José, Lar Sagrado Coração de Jesus, Esquadrão da Vida e Comunidade Vida Plena/Bettel.

Para a secretária Julliana ortega, como qualquer sistema político-social, o SUAS encontra dificuldades e desafios que devem ser ultrapassados, não somente por sua equipe de gestão, mas também pelas entidades que prestam serviços às famílias em vulnerabilidade social. “Os treinamentos e capacitações são fundamentais para atualizar os conteúdos e processos, pois o SUAS é uma política nova e em constante construção. Foi um momento de muita aprendizagem para todos”, avalia a gestora da assistência social.