Na abertura da campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres” e Laço Branco, na noite de terça-feira (27), no auditório da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados, os representantes do governo municipal e instituições parceiras falaram sobre as ações em defesa da mulher e da importância em conscientizar e mobilizar toda população sobre os diferentes tipos de agressão contra as mulheres.
Conforme a secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, responsável também pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulher, a iniciativa ocorre anualmente e busca envolver os mais diversos segmentos da sociedade civil e do poder público.
“Os 16 dias representa para nós uma ação estratégica de mobilização e combate a todas as formas de violência praticada contra as mulheres. Já o Laço Branco é uma forma de envolver os homens no ativismo contra a violência de gênero”, disse, Julliana Ortega, ao agradecer aos parceiros e a rede de prevenção, apoio e enfrentamento à violência de gênero.
No município, a ação envolve diretamente a Secretaria Executiva de Políticas para a Mulher em parceria com Rotary Clube Nova Andradina Centenário, idealizador do concurso e responsável pela premiação da Melhor Frase com o tema “A Vida Tem Sempre Um Recomeço se Quebrar o Silêncio”.
No âmbito do governo municipal, atuam na campanha as secretarias municipais de educação e Cogecom, órgãos que integram a rede de atendimento à mulher como CAM (Centro de Atendimento à Mulher), DAM (Delegacia de Atendimento à Mulhe), Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, e poder Judiciário (MPE e Defensoria Pública), Coordenadoria Regional de Educação, OAB (7ª subseção Ordem dos Advolgados do Brasil), Conselho dos Direitos da Mulher e Câmara Municipal.
Durante os 16 Dias de Ativismo e Laço Branco serão realizadas palestras e diversas atividades em espaços públicos a fim de democratizar e popularizar a campanha para construção de uma sociedade reflexiva, sem preconceitos e sem violência de gênero.
Antes de encerrar a cerimônia foram realizados dois atos simbólicos da campanha, sendo eles: entrega de certificados aos acadêmicos de direito que realizaram as palestras nas escolas; mulheres colocam o laço branco nos homens que fizeram parte da mesa, representando todos os homens de Nova Andradina, que assumem o compromisso da não violência contra as mulheres.
Em seguida, passaram a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso das frases com o tema: “A vida tem sempre um recomeço, se você quebrar o silêncio”:
5º LUGAR: PRÊMIO - TROFÉU
FRASE: A CORAGEM DE SE FAZER OUVIDA É O PRIMEIRO PASSO PARA UMA NOVA VIDA! ’’
ALUNA: DEBORAH OHANA DUNBAR; ESCOLA: OBJETIVO- ANAEC; PROFESSORA – ELIGIANE LUIZ DE MATTES TERNOVOR.
4º LUGAR: PRÊMIO- TROFÉU
FRASE: “O SILÊNCIO E O CÚMPLICE DO SEU SOFRIMENTO; ALUNA: BEATRIZ RODRIGUES VIEIRA; ESCOLA: ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE.
3º LUGAR: PRÊMIO - 01 BICILETA
FRASE: “VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É UMA DISCUSSÃO MORAL, QUESTÃO CULTURAL E SOCIAL, NÃO DEVE SER NORMAL E A DENÚNCIA É O ESSENCIAL!”
ALUNO- JOÃO PEDRO SCHEUR LIBERATO DA ROCHA; ESCOLA: ESCOLA PADRE JOÃO UMBERTO SACHET- ANGLO; PROFESSORA - ANDRÉIA ERDMANN RUEDA.
2º LUGAR PRÊMIO - 01 BICICLETA
FRASE: “O RECOMEÇO SEMPRE PARECE QUANDO A CORAGEM FLORESCE, CORAGEM PARA NÃO SE CALAR, CORAGEM PARA DENUNCIAR! ’’
ALUNO – LEANDRO KLINK FREIRAS; ESCOLA: PADRE JOÃO UMBERTO SACHET- ANGLO; PROFESSORA: ANDRÉIA ERDMANN RUEDA.
1º LUGAR: PRÊMIO - 01 SMARTPHONE
FRASE: “SOLTE ESSE’ GRITO MUDO’. VOCÊ PODE ACREDITAR QUE ELE SEJA UM ESCUDO, MAS COM UM SIMPLES SUSSURRO, VOCÊ CONSEGUE MUDAR TUDO!”
ALUNA - LORENA DA SILVA MAGGRI; ESCOLA: ESTADUAL NAIR PALÁCIO; PROFESSORA: SÔNIA REGINA BAZALIA PEREIRA.
Autoridades presentes na solenidade
Estiveram presentes na cerimônia de abertura oficial da campanha, o tenente coronel Josafá Dominoni, Comandante do 8º Batalhão da Policia Militar, Alexandre Rosa Luz, promotor de justiça da Vara de Combate a Violência Doméstica, Fabiana Santos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Silvia dos Santos, Coordenadora Regional de Educação, Walter Artur Alce Neto, juiz de direito, Stenio Parron, coordenador curso de direito da Universidade Brasil, Luciana Nogueira Leal, representante do Rotary Clube, Bernadete Petik Maniçoba, coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher e Etiene Cintia Ferreira Chagas, Presidente da OAB, 7ª Subseção da Ordem dos Advogados de Nova Andradina.