Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

O Movimento é realizado há 7 anos no município, através de uma parceria entre Semcias, Secretaria de Saúde, Universidade Brasil/ FENA e Hospital do Amor

Cb image default
João Cláudio

Apresentações musicais com o Coral É Tempo de Ser Feliz, do Conviver, depoimentos com pacientes que passaram por tratamento de câncer, vídeo sobre o trabalho de prevenção de câncer de mama realizado pelo Hospital do Amor, apresentação do projeto Pedagogia da Esperança e para completar uma brilhante palestra com o médico Naildo Alonso Fautino, especialista em mastologia.

A abertura da 7ª edição do Outubro Rosa foi de arrepiar e carregada de emoção. Realizada nesta quarta-feira, dia 3 de outubro, no Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer – agora conhecido como Hospital do Amor - Unidade Nova Andradina, a cerimônia contou com a presença de representantes de todos envolvidos neste movimento social.

Cb image default
João Cláudio

São parceiros nesta iniciativa, a Prefeitura de Nova Andradina, por meio das Secretarias de Saúde, Cidadania e Assistência Social / Políticas Públicas da Mulher e Cam (Centro de Atendimento à Mulher), Universidade Brasil/ FENA e Hospital do Amor, sendo que nesta solenidade foram representados respectivamente pelas seguintes autoridades: Simone Marega (gerente de atenção em saúde), Julliana Ortega (secretária da Semcias), Henrique Barros (diretor da Uniesp) e Nadir Capuci (Hospital).

Cb image default
João Cláudio

A secretária Julliana, em seu discurso, reforçou a importância da campanha e agradeceu a todos os profissionais e entidades que levantam a bandeira da luta contra o câncer pelo auxílio ao município, destacando que suas colaborações só trazem benefícios à sociedade.

Em nome da saúde municipal, Simone Marega, afirmou que, este ano, houve uma maior integração entre o município e o Hospital para fortalecer as ações de saúde e bem-estar deste público alvo. “Entendemos que essa união de forças é fundamental para que o atendimento possa fluir e a mulher tenha um cuidado especial. Esta luta é nossa!”, reiterou, ressaltando que todas as unidades de saúde estarão com agendamento de exames preventivos no horário noturno, entre outras atividades.

Magaly Sampaio Coelho, coordenadora do curso de pedagogia da Uniesp, agradeceu e parabenizou todos os envolvidos nas ações que acontecerão durante todo o mês de outubro no município. E, encerrando suas palavras, citou a frase ganhadora do concurso no ano de 2016 e que está presente em todo o material de divulgação da campanha deste ano: “Mulher se toca, seu toque vale uma vida”.

Representando o Hospital do Amor, Nadir Capuci, que aniversariou nesta data e recebeu os parabéns da plateia, fez questão agradecer a toda população de Nova Andradina pelo apoio incondicional ao trabalho realizado na unidade. “Este trabalho não é nosso, não é da família Capuci como muitos se referem. É de todos vocês, que trabalham em prol do Hospital de Câncer. A nós cabe dizer o que sentimos – gratidão – é isso que temos por todos vocês”, disse emocionada.

O evento foi encerrado com a palestra “Outubro Rosa da Mulher e prevenção do câncer de mama, ministrada por Naildo Alonso Fautino, médico formado pela UFMS, residência em ginecologia e obstetrícia pela Fundação Osvaldo Cruz, especialista em mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

O evento também reuniu acadêmicos do curso de pedagogia, integrantes da AVCC – Associação de Voluntários de Combate ao Câncer Anjos sem Asas, membros do Projeto Conviver, além de autoridades municipais ligadas ao poder legislativo, os vereadores Amarelinho e Joana Darc Bono Garcia, Rotary Clube Nova Andradina Centenário, Luciana Nogueira Leal, Coordenação Regional de Educação, Angela Nantes Flores, Coordenação do Curso de Pedagogia, Magaly Sampaio Coelho, comandante do 3° SGPM, Major Pablo Diego, comandante do 8° BPM, Tenente Dominoni, delegada da DAM, Daniela de Oliveira Nunes e a presidente do Conselho da Mulher, Fabiana Barbosa dos Santos. 

Cb image default
João Cláudio

Flores no Obelisco

Fazendo parte da campanha Outubro Rosa, na manhã desta quinta-feira (4), no Obelisco situado na área central da cidade, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Horto Florestal realizaram uma atividade sobre a conscientização e prevenção do câncer de mama.

No local, as crianças deixaram flores de material reciclado confeccionadas por elas mesmas, num ato simbólico para marcar o início das ações alusivas ao tema em Nova Andradina.