Saúde e Assistência Social encerram campanha “Agosto Dourado” destacando ações de apoio às lactantes.

Nova Andradina encerrou nessa semana a campanha do Agosto Dourado que teve como lema “apoiar a amamentação é cuidar do futuro”. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde contou com a parceria do Programa Bem Nascer, que tem por objetivo reduzir a mortalidade materno-infantil e garantir o bem-estar às mães, da gestação aos primeiros meses do bebê,

O ato de encerramento da campanha aconteceu ontem pela manhã, terça-feira, 30, no salão da comunidade São José, reunindo mães lactantes, do puerpério até o segundo ano de vida da criança, celebrando a importância do aleitamento materno. O ato contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia e do secretário de Finanças e Gestão, que também reponde interinamente pela Assistência Social, Emerson Nantes.

Uma das entusiastas da campanha, a primeira dama do município Joana Darc Bono Garcia, destacou as ações concretas desenvolvidas pelo governo de Nova Andradina, que vem unindo políticas públicas de saúde e assistência social. Joana, presente no ato de encerramento, agradeceu às colaboradoras que atuam nas unidades de Saúde da Família (ESFs) pela realização de ações de educação voltadas ao tema da amamentação e parabenizou o trabalho na Oficina dos Sonhos, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que faz atendimento às gestantes.

Primeira dama exalta Programa Mamãe Saudável, Bebê Feliz

Joana Darc, madrinha do programa Bem Nascer em Nova Andradina, exaltou também a iniciativa pioneira do prefeito Gilberto Garcia, em destinar um cartão com apoio financeiro às lactantes para a compra de alimentos, do programa Mamãe Saudável, Bebê Feliz,no sentido de apoiar e incentivar a amamentação. Já Ingrid Bumbieris Travaim, enfermeira responsável pelo trabalho de prevenção à saúde da mulher e do bebê na rede municipal de saúde, defendeu a importância do incentivo à amamentação, numa ação de convencimento desde o pré-natal com as gestantes e sua família, bem como após o parto nos hospitais, até os dois anos ou mais de vida da criança.

De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), níveis ideais de amamentação poderiam prevenir mais de 820 mil mortes de crianças menores de cinco anos por ano no mundo e evitar 20 mil mortes de mulheres por câncer de mama devido a diminuição do nível de estrogênio no organismo durante o período de aleitamento.