Município foi representado por 2 equipes, que juntas conquistaram 3 ouros, 4 pratas e 9 bronzes

Nova Andradina deu um show na organização dos Jogos da Melhor Idade, mas este o motivo principal da alegria da atual administração. O maior orgulho são os atletas do Projeto Conviver, que brilharam com a conquista de 16 troféus.

A competição foi disputada em 12 modalidades, por meio de parceria entre Fundesporte e Prefeitura, através da Fundação de Esporte e Lazer (Funael) e Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

Por ser sede, o município contou com duas equipes – Nova Andradina, com uma delegação de 45 integrantes e Nova Andradina Sede (38 atletas) – que juntas conquistaram 3 troféus de ouro, 4 pratas e 9 bronzes (Veja a classificação do município em todas as modalidades abaixo).

O voleibol adaptado masculino, a bocha e a dança de salão confirmaram o histórico positivo nas competições da terceira idade e garantiram lugar no pódio. Mas, outras modalidades surpreenderam e também fizeram bonito jogando em casa para a sua torcida. É o caso do atletismo, que pela primeira vez foi realizado nos Jogos, e Nova Andradina mostrou que tem potencial para esse esporte.

Os três ouros ficaram para as modalidades de vôlei adaptado masculino (1ª divisão), revezamento 4 x 100 metros e atletismo categoria A (60 a 69 anos) 800 metros. O xadrez feminino, a malha, dança de salão e o bocha masculino levantaram o troféu de prata.

Nova Andradina também se destacou na natação feminina, com o terceiro lugar nos 50 metros livre. Também arrancaram a terceira colocação as modalidades de dominó misto (sede), malha (equipe Nova Andradina), dança de salão (sede), atletismo masculino categoria A (60 a 69 anos) 100 metros, revezamento 4 x 100 metros feminino, vôlei adaptado feminino (sede - 3ª divisão), vôlei adaptado masculino e lançamento de pelotas.

Ao fazer o balanço da participação dos integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos de Nova Andradina, a secretária Julliana Ortega, afirmou que que se sente realizada com a oportunidade de receber tantos visitantes e, muito mais feliz ainda, ao constatar que o Conviver está cumprindo sua função.

“Nosso foco é ofertar qualidade de vida para os idosos. Para tanto, temos uma estrutura física muito boa, que permite a realização de atividades esportivas, sociais e de lazer. Isso tudo favorece a preparação dos nossos atletas. Mas o sucesso veio mesmo porque contamos com o apoio do prefeito Gilberto Garcia e das demais secretarias de governo, onde juntos pudemos promover um grande evento e vibrar com tantas conquistas”, defende a titular da Semcias.

Para o prefeito anfitrião Gilberto Garcia, os maiores protagonistas nestes dias de competição foram “os nossos idosos que participam do projeto Conviver, que além de arrebentarem nas competições dos Jogos da Melhor Idade, fizeram uma recepção acolhedora, garantindo o sucesso do evento que reuniu quase mil pessoas vindas de 24 importantes municípios do Estado, enchendo de alegria nossa cidade e injetando dinheiro na economia local”, declarou o chefe do poder executivo municipal.

Por último, Gilberto destacou o trabalho de equipe da gestão, pelo empenho e dedicação durante essa maratona de jogos. “Sediar uma competição deste nível exige preparo, competência e muito suor. Com o apoio da população, dos comerciantes, dessa equipe afinada de trabalho, Nova Andradina se tornará a capital dos grandes eventos esportivos”, encerra o prefeito.

Bingo e Baile da Melhor Idade

Além da disputa das modalidades coletivas e individuais dos Jogos da Melhor Idade, os organizadores preparam uma série de atividades de entretenimento e lazer extracampo como Miss e Mister Melhor Idade, bingo e o tradicional bailão.

Todas as programações, dentro e fora das quadras esportivas, contaram com a presença das autoridades locais. O prefeito Gilberto Garcia acompanhado da primeira dama Joana Darc Bono Garcia, o vice-prefeito Nenão, os secretários municipais Fábio Zanata, Julliana Ortega, se dividiram para poder prestigiar todas as modalidades.

As equipes da Funael e da Semcias, com o apoio da Semusp e outras secretarias deram todo o suporte técnico necessário durante os 6 dias de evento.