Com o tema desconstruindo a violência, construindo diálogos Nova Andradina iniciou a programação da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres edição 2019.

A ação é realizada anualmente pela Governo Municipal através da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher. A mobilização também tem o apoio do Rotary Clube Nova Andradina Centenário, Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), Polícia Militar, Judiciário, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Corpo de Bombeiros e Centro de Atendimento à Mulher Nova Vida.

As palestras, que abordaram o tema de forma dinâmica e instrutiva, foram ministradas pela pedagoga Eliane Felix, assistente social Maria Jose Macedo, técnica Andréa Servignani e profissionais da equipe municipal da Secretaria.

Segundo a técnica Andrea Servignani, coordenadora da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres, o objetivo da atividade é promover uma discussão sobre os prejuízos da violência contra as mulheres, envolvendo os gêneros feminino e masculino, apontando responsabilidades e atitudes para abolir este tipo de agressão.

“Através de esforços conjuntos do poder público, entidades, comunidade escolar e a sociedade como um todo, estamos reforçando a mobilização educativa sobre a erradicação de violência e garantia dos direitos das mulheres, tema frequente da agenda de debates da nossa sociedade”, frisa Andrea.

Na mesma linha, a Julliana Caetano Ortega, secretária executiva de políticas para a mulher interina, reforça que o apoio do Governo Municipal, através do prefeito Gilberto Garcia, tem sido decisivo para execução deste trabalho de proteção às mulheres.

“Nova Andradina é pioneira na implantação de políticas públicas para a mulher, o que nos tornou referência estadual pela instalação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, do Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência e por implementar a primeira coordenadoria na área, instrumentos públicos que concretizam a preocupação e o compromisso do município com as mulheres”, ressalta a titular da secretaria.

PROGRAMAÇÃO

Aberta na manhã desta segunda-feira com palestras destinadas aos estudantes de Nova Andradina, a campanha 16 dias de ativismo será estendida ao Distrito de Nova Casa Verde. As atividades têm a participação dos alunos no tradicional concurso de redação, promovido pelo Rotary Clube Nova Andradina Centenário, que neste ano estará premiando as melhores frases. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 25 de novembro, no auditório do Paço Municipal de Nova Andradina, às 19h30.

Os Vencedores (a) receberão:

1º lugar Smartphone LG K10

2º lugar Smartphone LG X Power

3º lugar Smartphone LG K 8

E os professor(a) responsável pela orientação do aluno colocado em Primeiro, Segundo e Terceiro Lugar Receberam um (Prêmio Surpresa).