A Central dos Conselhos, recebeu na manhã do dia 08 de junho de 2018, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa –CMDDPI.

Os Conselheiros estiveram em reunião Extraordinária com a finalidade de instituir um mês para realização de campanhas e ações de divulgação de combate contra a violência aos idosos no município de Nova Andradina e distrito de Nova Casa Verde, com apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social juntamente com a equipe do CREAS.

Seguindo a proposta definida, junho foi escolhido para mobilizar a sociedade em torno dessa temática. Assim, o Conselho iniciou com esta campanha no dia 15 de Junho, data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Entre as ações já realizadas estão: palestra em Casa Verde e blitz educativa em Nova Andradina, com intuito de conscientizar e sensibilizar em prol do combate à violência contra idosos e a propagação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.

Estão programadas também palestras para crianças e adolescente dos Serviços de Convivências da Assistência Social e nas escolas. O tema central da discussão será: “Respeitar a pessoa Idosa é tratar o próprio futuro com respeito”. A proposta inclui ainda a divulgação dos meios e canais que recebem as denúncias deste tipo de crime.

Os Conselheiros ressaltaram que, para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, é preciso entender e identificar as diversas formas de violências e, principalmente fazer a sociedade entender a importância de denunciar, desta forma, precisam trabalhar intensamente na prevenção da violência, na identificação e no encaminhamento correto dos casos e, em especial preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável.

A Secretária Municipal de Assistência Social de Cidadania, Julliana Caetano Ortega, sempre atuante no Conselho, esteve na Blitz educativa. Na ocasião, ela agradeceu o apoio das instituições, a colaboração e a participação ativa dos Conselheiros, colocando-se à disposição.

Os Conselheiros demostraram-se motivados com a ações, acreditando que podem, juntamente com o órgão gestor, mobilizar a população sobre a violência contra a pessoa idosa, lembrando que todos vão envelhecer e que é necessário garantir um presente com dignidade aos idosos e um futuro melhor para toda população.