Campanha nacional de combate ao trabalho infantil alerta para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia

O dia 12 de junho é o dia mundial de combate ao trabalho infantil. Nessa data se promovem reflexões sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação e à saúde, livres da exploração infantil e de outras violações. Os eventos realizados ao redor do mundo têm objetivo de conscientizar a sociedade sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil e a necessidade de eliminá-lo do planeta.

Nesta edição de 2020, a Campanha tem por objetivo alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia do novo coronavírus. Com o slogan “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, a campanha nacional está alinhada à iniciativa global proposta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

De acordo com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, que coordena as ações alusivas a data em Nova Andradina, a internet será a principal ferramenta utilizada para chamar a atenção da população para o problema, já que estão proibidos eventos que possam causar aglomeração.

“Foram produzidos três banners que destacam o tema da campanha e os canais para denúncias contra as mais diversas formas de trabalho infantil como o trabalho doméstico, a exploração sexual, o aliciamento para atividades criminosas, as formas análogas à escravidão e toda e qualquer tipo de trabalho”, informa a secretária da pasta, Julliana Ortega.

Os materiais de divulgação serão veiculados na página oficial de facebook e site da Prefeitura de Nova Andradina, sites de notícias, rádios, mídia impressa e outros meios de comunicação. A população pode ajudar compartilhando informações, conhecimentos e divulgando os informes no facebook, instagram e grupos de whatApp.