Acessibilidade
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Limpar Configurações
Selo

Edição de 2019 terá a participação de 700 atletas em 12 modalidades. Prefeitura de Nova Andradina e Fundesporte são parceiros na realização da competição.

Cb image default
João Cláudio 

Um ginásio lotado foi o palco da a Cerimônia de Abertura dos Jogos da Melhor Idade, na noite de terça-feira (13). As delegações dos 24 municípios participantes trouxeram, além de quase 700 atletas, uma torcida cheia de animação e energia que contagiaram o público no Ginásio de Esportes.

Cb image default
João Cláudio

Sob os olhares atentos, a tocha foi trazida pelo atleta Francisco José dos Santos (Chico), detentor de vários títulos de dança de Salão em diversas competições estaduais e Mister Nova Andradina em 2009. O juramento foi feito por Maria de Lourdes Vasconcelos, que faz dupla com seu Chico em todos os eventos. 

A Banda Municipal Getúlio Vargas abrilhantou a cerimônia e foi a responsável pela execução dos hinos nacional e de Mato Grosso do Sul. As apresentações culturais da Apae e do Projeto Conviver empolgaram o público e mostraram um pouco do talento dos artistas da Cidade Sorriso. 

Cb image default
João Cláudio

Na abertura da competição, o prefeito destacou a importância do evento para os idosos e a honra de sediar uma competição tão grandiosa. “Para nós é um orgulho muito grande trazer estes Jogos para o município, não apenas porque movimenta a economia local, mas pelo que vocês significam para cada um de nós, a história, a colaboração, essa energia”, comentou José Gilberto Garcia, ao elogiar o trabalho da Fundesporte, que tem a frente, Marcelo Miranda.

Cb image default
João Cláudio

Durante sua fala, a secretária Julliana Ortega, agradeceu a oportunidade de sediar, pela primeira vez, esta edição dos jogos e elogiou a disposição do governo estadual e do município na realização de uma competição tão importante para a valorização da terceira idade.

Cb image default
João Cláudio

Da mesma forma, o responsável pela pasta de Educação, Esporte, Lazer do município, enalteceu a participação dos atletas e dos comitês presentes à celebração. “Que o fair play prevaleça, a amizade e o espirito de confraternização. Que vença o melhor em cada modalidade. Nossa cidade preparou tudo com muito carinho e esmero pra vocês”, declarou Zanata.

Cb image default
João Cláudio

Em nome da Fundesporte, Marcelo Miranda, ressaltou o esforço do governo estadual para a promoção desta competição e o empenho da comissão dos Jogos e do município, na organização de todos os detalhes.

Os Jogos são promovidos pelo governo do Estado, através da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Prefeitura, por meio da Funael (Fundação Nova andradinense de Esporte e Lazer) e da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

Até o próximo domingo (18), os atletas estarão envolvidos nas disputas nas modalidades de bocha, dama, xadrez, dança de salão, dominó, malha, natação, sinuca, tênis de mesa, truco e voleibol adaptado.

Também participaram da abertura dos Jogos da Melhor Idade, o deputado estadual Renato Câmara, coordenador da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Assembleia Legislativa, os prefeitos de Ivinhema, Eder Wilson (Tuta) e de Glória de Dourados, Aristeu Pereira Nantes, vereadores, secretários municipais, membros da Fundesporte, entre outras lideranças da região.

Os Jogos da Melhor Idade proporcionam aos idosos diversos benefícios entre eles, o estímulo a prática esportiva, longevidade, auto estima, saúde física e mental, sociabilização, além de proporcionar aos atletas um intercâmbio cultural e atividades que prolongam e melhoram a qualidade de vida.

As competições serão realizadas em dois períodos – manhã e tarde, na sede do Projeto Conviver e outras sete praças esportivas: Ginásio de Esportes Irmão Braz Sinigaglia, Escolas Municipais João de Lima Paes e Efantina de Quadros, Escola Estadual Austrílio Capilé Castro, Academia Aqua Nova, Estádio Luiz Soares Andrade (Andradão) e o Poliesportivo Frederico Kruger (Batayporã).