A convite da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher, ativista sul-mato-grossense participou do fechamento da Campanha Agosto Lilás

João Cláudio

Fechando com chave de ouro a Campanha Agosto Lilás, Luiza Brunet foi nomeada Madrinha de Nova Andradina no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Luiza é natural de Itaporã (MS) e declaradamente vítima de violência doméstica. Teve coragem para enfrentar essa situação e hoje é uma grande mensageira da luta das mulheres por um mundo de paz, respeito e igualdade nas relações de gênero.

João Cláudio

A ativista veio ao município para liderar uma caminhada pela vida das mulheres mas, em virtude da chuva que caiu durante todo o domingo (1), o ato simbólico teve que ser cancelado. Assim, Luiza Brunet foi recebida pelo prefeito Gilberto Garcia e o vice Nenão, pela subsecretária de políticas públicas da mulher de MS, Giovana Correia Ferreira Vargas, entre outras autoridades municipais, representantes de instituições públicas civis e militares parceiros da campanha e a comunidade em geral no plenário da Câmara Municipal.

Durante a solenidade, todas as lideranças utilizaram a palavra para disseminar informações sobre o fenômeno da violência doméstica e familiar contra a mulher e dos serviços de atendimento à mulher em situação de violência realizado em Nova Andradina e no estado de MS.

João Cláudio

A secretária Julliana Ortega agradeceu a todos os parceiros nesta iniciativa e, em especial, ao engajamento de Luiza Brunet como porta-voz e símbolo de campanhas de mobilização tanto de âmbito estadual como nacional de combate ao feminicídio já que a atriz também recebeu os títulos de embaixadora do Programa Mãos EmPENHAdas e embaixadora da Campanha Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio de MS.

“Nova Andradina tem uma rede de enfrentamento pronta, atuante e premiada com o Selo Prefeitura Amiga da Mulher, graças ao envolvimento de todos os parceiros no combate à violência doméstica e ao apoio do prefeito Gilberto Garcia, que sempre nos dá autonomia e suporte para realizar ações de mobilização pelo fim da violência contra a mulher”, destacou a interina da pasta.

João Cláudio

Acompanhado da primeira dama Joana Darc, o prefeito Gilberto Garcia recordou que no seu primeiro governo teve a ousadia de trazer Maria da Penha até o município. Agora, Luiza Brunet, esta figura de grande representatividade para o combate à violência de uma maneira geral, e ao feminicídio, em particular.

“Tenho dito que quem visita Nova Andradina se admira por ser uma bela cidade. Hoje, a bela é Nova Andradina e a fera aqui é a bela Luiza Brunet, que trouxe seu carisma e sua visibilidade para militar em favor de uma causa tão relevante como esta. Não podemos deixar que essa chama se apague, que a violência fique impune. A retaguarda das forças de polícia se faz necessária porque tem hora que a mão pesada é a única que resolve. E o trabalho da rede de enfrentamento e as manifestações nas ruas são fundamentais para irradiar a nossa voz contra essa barbárie”, declarou o prefeito.

João Cláudio

A celebridade contou um pouco sobre sua infância e o histórico de violência que sofreu não apenas no ambiente familiar como também quando foi vítima do seu companheiro, como quem viveu durante 5 anos. Para ela, a violência transcende as classes sociais e as raças, sendo um problema que permeia toda a sociedade.

“Aos 54 anos eu sofri violência e tive quatro costelas fraturadas, tive o rosto machucado e o corpo todo cheio de manchas. Tive muito medo de fazer a minha denúncia, por causa das consequências, do julgamento da sociedade, por ser uma mulher conhecida. Felizmente eu resolvi usar essa mulher que é conhecida no Brasil inteiro para falar sobre esse tema. E tenho certeza que fiz a escolha certa. É muito prazeroso poder levar uma palavra de conforto e dizer que é possível sim, sair de um relacionamento abusivo e reconstituir a vida”, afirmou, incentivando as denúncias.

Ao final do evento, Luiza Brunet foi presenteada com uma obra realista do artista e professor nova andradinense, Bruno Barreto, e com uma placa que nomeia a celebridade Madrinha de Nova Andradina.

Simpática e muito carismática, a celebridade tirou fotos com todas as pessoas e depois prestigiou o almoço e leilão em prol do Hospital de Amor. A madrinha de Nova Andradina ainda prometeu voltar a Cidade Sorriso para participar da reinauguração da Delegacia de Atendimento à Mulher.