Saúde, Políticas para a Mulher com apoio de instituições parceiras promoveram ações para celebrar as conquistas das mulheres

João Cláudio

Para celebrar as conquistas das mulheres no mercado de trabalho, na política, ou no campo da saúde, educação, esporte, social e demais áreas onde se fazem presentes, o governo de Nova Andradina prestou diversas homenagens neste dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Logo pela manhã, o prefeito Gilberto Garcia reuniu as servidoras do Paço Municipal para cumprimenta-las e também fazer uma reflexão sobre os desafios e as conquistas da mulher. Para ele, o aumento nos casos de feminicídio no estado mostram que ainda existe um longo caminho para vencer problemas como a violência contra a mulher. Por outro lado, existem avanços em diversos setores que podem ser comemorados.

João Cláudio

“No poder público, por exemplo, as mulheres são a maioria entre os agentes de saúde e professores, por exemplo. Elas conquistaram seu espaço porque são mais focadas e se preparam para os concursos públicos. Aqui, não há diferença salarial entre homens e mulheres. Todos são iguais”, citou o prefeito. “Minha saudação, respeito, carinho e admiração a todas as mulheres. Que estejam unidas para que suas lutas sejam reconhecidas todos os dias”, completou.

João Cláudio

A Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher também desenvolveu uma série de atividades de conscientização, autoestima e valorização da mulher. Foram realizadas blitz educativa com panfletagem informativa em frente ao Museu Municipal, tarde de beleza dedicada às garis, que atuam na Secretaria de Serviços Públicos, e chá da tarde destinado todas as servidoras municipais.

Teve início, as 19 horas, mais uma edição da Feira Mulheres de Atitude, com a exposição de artesanato e praça de alimentação na Praça Geraldo Mattos Lima.

Na Secretaria de Saúde, o dia 8 de março foi comemorado nas unidades de saúde Irman Ribeiro, São Vicente e Horto Florestal no período noturno. Das 17h às 21horas, as mulheres tiveram acesso a consulta médica e odontológica, atendimentos em enfermagem, coleta de exame preventivo do câncer de colo uterino, aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica e testes rápidos.

As ações têm o apoio do Governo Municipal, por meio das secretarias municipais, Conselho Municipal do Direito da Mulher, CAM, Embeleze, DAM, Policia Civil, Comando da Polícia Militar, Bombeiros, poder legislativo, judiciário, defensoria, promotoria de justiça, CRAS, CREAS, agentes de saúde e endemias, Hospital Regional