Na semana na qual se comemora o Dia da Mulher, em 8 de março, a Prefeitura de Nova Andradina promove uma série de eventos para discutir a condição feminina, além de fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres. As atividades serão desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Politicas a Mulher, com apoio de toda a rede de atendimento à mulher.

A programação especial engloba palestras e orientações às beneficiárias do Programa de Transferência de Renda, homenagens dos vereadores, tarde de beleza, chá da tarde, bltiz educativa, gincana, roda de conversa com a rede de atendimento às mulheres em situação de violência e a tradicional Feira Mulheres de Atitude (Veja a programação completa abaixo).

A rede de atendimento e enfrentamento à violência contra à mulher inclui instituições ligadas à assistência social, saúde, justiça e segurança pública, que atuam de forma integrada para dar agilidade aos trâmites desde o registro do Boletim de Ocorrência até a audiência judicial, garantindo o acesso a todas as medidas protetivas.

De acordo com a secretária da pasta, Julliana Ortega, o setor atua o ano todo para alcançar melhorias quanto à equidade de gênero e ao combate a violências, principais temas a serem debatidos em março. “Essa agenda demonstra quanto o governo municipal se preocupa com os temas que envolvem diretamente à mulher. Estamos trabalhando com diversas frentes, mas prioritariamente com o atendimento e proteção à mulher vítima de violência, o empoderamento, a valorização e a igualdade”, resume Julliana.

O foco no enfrentamento à violência se justifica. Segundo a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), o feminicídio foi o único crime que registrou aumento no estado, com o registro de 27 casos em 2018. É como se em média 2,25 mulheres fossem mortas a cada mês.

Programação da semana pelo Dia da Mulher