Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Em parceira com a Fundação Itaú Social foram entregues 100 livros para os acervos dos CRAS Irman Ribeiro e Durval Andrade Filho

Cb image default
João Cláudio

Nova Andradina comemorou nesta quinta-feira (09), um ano de implantação e execução do Programa Criança Feliz com a entrega de livros às famílias beneficiárias e também aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), situados nos bairros Irman Ribeiro e Durval Andrade Filho.

A entrega é resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Fundação Itaú Social para fazer com que o acervo chegue às famílias que mais precisam para apoiar o desenvolvimento das crianças. Cada uma das famílias beneficiárias do Criança Feliz recebeu um kit com dois livros infantis. Além disso, a Fundação Itaú Social enviou 100 livros para o acervo dos dois Cras.

Cb image default
João Cláudio

De acordo com a coordenadora deste programa, Ana Kely Pereira Clemente, os exemplares serão uma oportunidade fundamental para os pais estimularem o desenvolvimento dos filhos. Até o momento, já foram realizadas 4.821 visitas domiciliares de acompanhamento do programa e o município vem cumprindo com todas as metas estabelecidas.

“Com um ambiente enriquecido com a leitura, a criança vai se desenvolver muito mais. O objetivo é ajudar todas as famílias para que elas possam oferecer várias possibilidades para os seus filhos. Esse é um esforço para reduzir a desigualdades e promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, independente da condição financeira delas”, explicou a coordenadora. 

Cb image default
João Cláudio

Neste mesmo evento, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcias) também promoveu o Dia do Brincar com a realização da palestra sobre aleitamento materno e cuidados com a primeiro anos de vida, ministrada pela enfermeira Blacia Mara Leiva Constancio. Ao final, as crianças foram agraciadas com uma tarde de muitas brincadeiras e diversão, além de apresentações culturais com alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Horto Florestal.

Esta atividade faz parte da Semana Estadual do Bebê, projeto de lei instituído e sancionado pelo governador Azambuja, cuja finalidade é promover ‘ações, planos, programas e debates sobre os cuidados fundamentais para a garantia de uma primeira infância segura’, em parceria com organizações da sociedade civil.

Cb image default
João Cláudio

Responsável pela equipe da Semcias, a secretária Julliana Ortega, e a supervisora do programa Criança Feliz, Natália Leid, também prestigiaram o evento. Julliana deixou seus agradecimentos a sua equipe de trabalho, a parceria do Banco Itaú e aos visitadores, que estão ligados diretamente às famílias beneficiárias.

“Este programa vem dando certo porque vocês acreditaram. O comprometimento de todos tem feito a diferença no nosso município. Agora, queremos contar com a parceria dos pais e responsáveis pelas nossas crianças para que tenham um momento para a leitura com seus filhos, para a convivência familiar. Isso é fundamental para o desenvolvimento delas”, disse a secretária.