Acessibilidade
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Limpar Configurações
Cb image default
William Gomes

Nova Andradina recebeu nesta terça-feira (22.10) a primeira ação do II Ciclo Estadual de Debates sobre práticas dos conselheiros tutelares e também os conselheiros municipais de direitos da criança e do adolescente da região leste.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), em parceria com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcias).

Na abertura do evento, realizado no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a coordenadora de Apoio aos Órgãos Colegiados, Vania de Sousa Almeida, representante da Sedhast, destacou o importante papel que é a atuação dos conselheiros na sociedade local, absorvendo demandas importantes e dando encaminhamentos sempre pensando no melhor para a criança e também para o adolescente atendido, bem como suas famílias.

Cb image default
William Gomes

As atividades continuam nos dias 23 e 24 de outubro (quarta e quinta-feira). O II ciclo de debates tem também a finalidade de aprofundar o conhecimento dos conselheiros, afirmando os direitos fundamentais de crianças e adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. A ação conta com a participação direta de técnicos da Superintendência da Política de Direitos Humanos, da Sedhast.

A abordagem no evento é voltada à construção de diagnósticos sobre a realidade de violações ocorridas em nosso Estado, buscando o ressarcimento de direitos, bem como visa ainda a instrumentalização e orientação dos conselheiros no exercício da profissão, para que possam atuar mediante a prática, atribuições e competências que lhes conferem, aperfeiçoando e aprimorando sua atuação.

Até dezembro mais oito regiões do Estado receberá o evento. Cada município tem uma vaga para Conselho Tutelar, uma vaga para conselheiro municipal de defesa dos direitos da criança e do adolescente, uma para secretário executivo do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e uma vaga para técnico do órgão gestor.

Também participaram da abertura do evento, Ana Kelly Clemente, gerente de Proteção Social Básica da Semcias, Gedilma Quintana, vice-presidente do CMDCA, Cleide Soares de Oliveira, secretária de assistência social de Taquarussu e a palestrante Sonia Cristina Rodrigues Amaral. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Horto Florestal abrilhantou a solenidade com uma belíssima apresentação do coral.