Nova Andradina se tornará o centro do debate sobre cidadania e democracia, nesta quarta-feira (20), ao sediar a 4ª Conferência Regional de Direitos Humanos. O evento será realizado na Câmara Municipal, às 7h, e reunirá representantes de Angélica, Anaurilândia, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu, consolidando-se como um espaço plural de escuta e construção coletiva.
Com o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: Consolidar a Democracia, Resistir aos Retrocessos e Avançar na Garantia de Direitos para Todas as Pessoas”, a conferência terá caráter consultivo e propositivo. O objetivo é formular propostas para a etapa estadual, além de eleger delegados que representarão a região, reafirmando a importância da participação social como pilar de fortalecimento da democracia.
A programação foi estruturada para ampliar o diálogo entre poder público e sociedade civil, buscando atualizar e aperfeiçoar a Política de Direitos Humanos, de modo a orientar ações estratégicas para os próximos anos.
Uma realização conjunta entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, a Câmara Municipal, a 7ª Subseção da OAB, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a conferência reafirma que o futuro dos direitos humanos depende da escuta ativa, da resistência frente a retrocessos e da construção coletiva de um país mais justo e inclusivo.