Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Evento do Governo do Estado marca abertura da Semana Municipal da Juventude com programação voltada à escuta, capacitação e inclusão dos jovens sul-mato-grossenses

Cb image default
Divulgação

A juventude do Mato Grosso do Sul está prestes a viver um momento histórico, e Nova Andradina será o ponto de partida. O município será o primeiro do estado a sediar o Circuito Avança Juventude, uma iniciativa pioneira do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), que irá percorrer as nove regiões do estado com ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas voltadas para os jovens sul-mato-grossenses.

Coordenado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, em parceria com o Conselho Estadual da Juventude (CONJUV), o circuito transformará Nova Andradina em um polo regional de debate, escuta e ação. Estarão presentes jovens e gestores de Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu, promovendo uma verdadeira troca de experiências e construção coletiva.

A programação é ampla e diversificada, e inclui Feira das Juventudes, com atendimentos em áreas como saúde, educação, empregabilidade e inclusão, além dos Fóruns Regionais de Juventude, oficinas de capacitação, lançamento do Painel de Indicadores da Juventude e a atualização do Plano Estadual da Juventude, pautas fundamentais para garantir um futuro mais justo, participativo e conectado às necessidades da nova geração.

O evento estadual também marcará a abertura oficial da Semana Municipal da Juventude de Nova Andradina, instituída pelas Leis Municipais nº 1707 e 1708/2022, de autoria da então vereadora e atual secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Aparecida Corrêa dos Santos Valdez.

Com o tema “A juventude se une, se expressa e transforma”, a programação da semana contará com palestras, rodas de conversa, oficinas culturais, atividades esportivas e outras ações que celebram o protagonismo juvenil. A proposta é criar espaços de escuta, diálogo e construção coletiva, reafirmando o papel dos jovens como agentes de transformação social.

O Circuito Avança Juventude coloca Nova Andradina em posição de destaque na política estadual da juventude e reforça o compromisso da cidade com a valorização e o futuro das novas gerações.