William Gomes

Em homenagem ao Dia Nacional do Homem, comemorado no Brasil dia 15 de julho, a Prefeitura de Nova Andradina através da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher promoveu uma programação especial para eles. Sim, para eles, com o intuito de chamar a atenção para temas como princípios da equidade de gênero, importância da paternidade e dos modelos paternos.

Por isso, a administração reuniu os servidores do sexo masculino para uma palestra sobre “masculinidades”, ministrada pela psicóloga Seiny Batista, coordenadora do Grupo Dialogando com as Igualdades – Homens em Movimento. A profissional indagou a plateia com perguntas como “o que é ser homem nos dias atuais? O que é ser homem no ambiente de trabalho? Qual o papel do homem na família e nos relacionamentos amorosos?

William Gomes

A psicóloga destacou a importância de romper tabus e preconceitos. “Quem nunca ouviu que homem que é homem não pode chorar, tem que ser forte, corajoso e bem-sucedido? Essas frases, que muitos meninos crescem ouvindo, tem criado uma geração de homens que sofrem calados, sozinhos e são envolvidos por uma masculinidade tóxica. É pra conscientizar e mudar essa realidade que essa data foi criada”, exemplificou Seiny.

Na oportunidade, foi exibido um vídeo com o vereador e médico urologista, Sandro Hoici, onde ressalta a importância da prevenção de doenças, através de consultas e exames de rotina.

William Gomes

Prestigiando o evento, Gilberto Garcia acompanhado da primeira-dama Joana Darc, falou da prevenção e do rompimento de estigmas da sociedade. “O preconceito afeta a saúde masculina, por isso resistem aos consultórios médicos, aos dentistas. Eles acreditam que adoecem menos que as mulheres e em tantas outras besteiras. Passou da hora de deixar esse preconceito para lá e cuidar da saúde. Até porque, cuidar de si é um ato de força e de coragem”, disse o prefeito.

William Gomes

A secretária Julliana Ortega destacou o trabalho da Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher, que envolve diretamente o homem, como o projeto Dialogando Igualdades e outras ações voltando ao combate à violência contra a mulher. “É uma data para conscientizar e melhorar a saúde dos homens e também a promover a igualdade entre gêneros. A Secretaria desenvolve diversas ações durante todo o ano e este é mais um momento de focar nossas atenções para o homem, pois nossa sociedade será mais justa com menos intolerância e preconceitos”, disse a secretária, agradecendo a todos os secretários e servidores presentes nesta ação.

A plataforma de honra foi formada pelas autoridades já nomeadas, pelo presidente da Câmara Leandro Fedossi, procurador do município, Daniel de Oliveira Bastos, e a palestrante Seiny Batista. Marcaram presença ainda secretários municipais e servidores de diversos setores.