Acessibilidade
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Limpar Configurações

Secretaria de Cidadania e Assistência Social promoveu atividades culturais e esportivas, palestras e prestação de serviços de saúde com apoio de instituições públicas e privadas

Cb image default
João Cláudio
Cb image default
João Cláudio

O Governo Municipal de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias) promoveu uma programação para lá de especial para comemorar o Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de Outubro, com atividades gratuitas.

Foram vários dias de atividades culturais e esportivas, palestras e prestação de serviços de saúde com apoio de instituições públicas e privadas com objetivo de valorizar e promover a saúde e o bem estar da terceira idade.

Abrindo as festividades na terça-feira (2), a administração preparou uma tarde de descontração e entretenimento, com bingos, dança, músicas ao vivo e café da tarde no Centro de Convivência dos Idosos Aparecida Mourão

Cb image default
João Cláudio

Neste mesmo local, no dia seguinte, profissionais especialistas ministraram palestra sobre temas como a garantida de proteção e direitos previstos no Estatuto do Idoso, combate à violência e como envelhecer com saúde.

O palestrante Hermes José abordou as possíveis formas de violência cometida contra a pessoa idosa, explanou ainda a garantia de proteção e direito previstos pelo Estatuto do Idoso. “Infelizmente as violências ocorrem na grande maioria por pessoas mais próximas (filhos, netos, irmãos e outros), neste caso é de extrema importância sensibilizar a sociedade em defesa e combate à violência contra a pessoa idosa e a garantia do envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade”, declarou o assistente Social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). 

Cb image default
João Cláudio

A segunda palestra ministrada pelo médico Thiago Bavaresco destacou que o envelhecimento saudável e ativo é intimamente ligado a um estilo de vida que inclui atividade física regular e, em paralelo, escolhas sábias de alimentos para atingir as necessidades especiais do corpo durante todo processo.

O médico da ESF Centro Educacional aproveitou também o tema Outubro Rosa para falar sobre a prevenção do câncer de mama e afirmou que obter um diagnóstico precoce é algo essencial para iniciar um tratamento, aumentando as chances de sucesso do tratamento e recuperação. 

Cb image default
João Cláudio

Tarde Tropical

Em parceria com Ida Merces do Nascimento, proprietária do Pesqueiro Campestre, e PH Show, a Semcias organizou a “Tarde Tropical”, com a participação de 700 idosos do Conviver de Nova Andradina, Nova Casa Verde e de Taquarussu, sendo finalizado com cardápio de frutas lanches e frutas naturais. 

Cb image default
João Cláudio

Gincana Intergeracional na Praça das Luzes

Com o intuito de unir diferentes gerações, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social promoveu uma gincana entre crianças, adolescentes e idosos na Praça Queneciano Cecílio de Lima, mais conhecida como a Praça das Luzes. Na programação, brincadeiras antigas, dança de Zumba, vôlei, aula de pilates, e atendimentos na área de enfermagem ofertados pelos estudantes do Colégio Senar como: aferição da pressão arterial, orientações sobre hábitos alimentares, atividades físicas, controle de glicemia e outros.

Todas essas atividades foram organizada pela Comissão Executiva da Ações Estratégicas do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil e contou com a presença de jovens do Centro da Juventude, Serviço Convivência e Fortalecimento – Horto Florestal, Centro de Convivência do Idoso – CCI, CRAS, CREAS, Lar Sagrado Coração de Jesus, Colégio CENAR, Conselho Municipal de Direito da Pessoa Idosa, Conselho Municipal da assistência Social, e sociedade civil.

“Momentos como este, que envolvem as diversas gerações, permitem a interação e a troca de experiência. É uma aprendizado para a vida”, analisa a gestora da Semcias Juliana Ortega. 

Balanço

Ao final da programação, Julliana fez um balanço sobre os eventos realizados. “O processo de envelhecimento faz parte da vida de todos. Nesta fase é importante potencializar ações que visam o fortalecimento de vínculo familiar e comunitário, desenvolvendo atividades de autoestima e autocuidado da pessoa idosa”, afirma a secretária, agradecendo a toda sua equipe e, especialmente, ao prefeito Gilberto Garcia, pelo apoio e autonomia na execução de projetos sociais que contemplam desde o bebê até os idosos.