Informação, criatividade e bom gosto não faltaram nas barracas das Secretarias de Educação, Cultura e Esporte; Cidadania e Assistência Social; Políticas Públicas da Mulher e Mulheres de Atitude

João Cláudio

Além dos shows musicais, rodeio, leilão, projeto Filhote e exposição de máquinas e produtos do setor agropecuário, segurança, tecnologia, entre outros setores da economia, a Expojuna teve um espaço dedicado a apresentação de projetos e serviços desenvolvidos pelo governo de Nova Andradina, por meio das secretarias municipais.

Este ano, três áreas estiveram representadas: a SEMEC (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, SEMCIAS (Secretaria de Cidadania e Assistência Social e Secretaria de Políticas Públicas da Mulher.

João Cláudio

Em todas as barracas muita informação, criatividade e bom gosto para divulgar o Projeto Agrinho, realizado em parceria com Sindicato Rural nas escolas municipais, trabalhos manuais e oficinas profissionalizantes desenvolvidas por projetos e serviços sociais prestados aos usuários da rede de proteção social, empoderamento das mulheres e em benefício da população de maneira geral.

Barraca da Semcias

A SEMCIAS e a Secretaria de Políticas Públicas da Mulher divulgaram trabalhos artesanais e de oficinas profissionalizantes realizadas na rede de proteção social e de serviços, em parceria com empresas e entidades parceiras.

A temática da decoração foi inspirada no amor, na Copa do Mundo e no clima junino. No cenário, balanços e namoradeiras entremeados com corações produzidos a partir de folhagens, plásticos e flores, bandeirolas verdes e amarelas, bonecos vestidos de caipira e outros acessórios decorativos que remetem ao ambiente rural e simples do campo.

João Cláudio

Em exposição, muito artesanato em crochê e tricô, móveis rústicos em madeira, bambu, vidros, lingerie, bijouterias, confecção em roupas, tapetes, tambores, reciclagem, gesso, compotas com doces, entre outros materiais produzidos por alunos e participantes das entidades e empresas parceiras.

Distribuição de panfletos e materiais de divulgação sobre os trabalhos desenvolvidos:

- pelas entidades parceiras: APAE, Lar sagrado coração de Jesus, Instituto O Bom Menino.

- Empresa Parceira: AR MODA CASA.

João Cláudio

- Serviços Vinculados a Assistência Social: CRAs Durval Andrade Filho; CRAs Irman Ribeiro; Oficina dos Sonhos - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Gestantes; AABB comunidade; BMMJV; Criança feliz; Acessuas Trabalho; Centro da Juventude; Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes; Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Distrito de Nova Casa Verde; Casa do trabalhador – CIAT; PROCON; CREAS; Comissão do AEPETI; CAM e Central dos Conselhos.

- Praça da Alimentação da Alimentação com as Mulheres de Atitude.

Barraca da SEMEC

A decoração da barraca da SEMEC retratou o tema do “Agrinho 2018” - Produzindo Agua no Campo: o Agro preservando o maior bem da terra.

A coordenação do Programa Agrinho em Nova Andradina está sobre a responsabilidade de Ana Paula Machado Baptista, autora da ideia de trazer o Agrinho para a Expojuna, pois o referido projeto tem apoio do Sindicato Rural.

Para concluir cada detalhe, foi necessário a contribuição de uma grande equipe, a Fundação Nova-andradinense de Cultura/FUNAC idealizou toda a decoração e fez os painéis e muitos outros detalhes, juntamente com apoio da SEMEC, Coordenação pedagógica, NTM, Numespi, Funael (Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer, que cuidou da mão-de-obra para forragem do barracão, carregamento das pedras, pintura do chão e decoração como um todo.

João Cláudio

As escolas trouxeram a horta nas carriolas e arranjos nos pneus. As creches e Ceinfs cuidaram dos peixinhos e ainda algumas flores, a equipe da Secretaria de Serviços deu suporte para o transporte de todos os objetos. Agradecimentos: ao secretário Fábio Zanata, ao Viveiro de Mudas Agro Flora pelo empréstimo das folhagens, flores e mudas; ao Isaor, pela cessão de alguns móveis e a todas as unidades munícipais de ensino, creches e Ceinfs, que forneceram doces juninos.