Em MS são 51 casos suspeitos, 28 casos confirmados, 337 descartados, 11 excluídos e nenhum óbito. No Brasil, 93 mortes.

João Cláudio

Um dos dois casos suspeitos que estava internada no hospital no município de Nova Andradina testou positivo para o Coronavírus, confirmado através do boletim oficial da Secretaria de estado de Saúde de MS. A paciente tem 64 anos, reside em Batayporã e teve contato com familiar assintomática que viajou para a Bélgica.

A pessoa contaminada foi transferida para Dourados há alguns dias, onde permanece internada para tratamento.

Desde que a Secretaria Municipal de Saúde tomou conhecimento desta informação, a equipe técnica da Vigilância Epidemiológica já trabalha na definição de estratégias para organizar o atendimento às pessoas e profissionais da saúde que tiveram contato com a paciente.

Pelo protocolo do Ministério da Saúde, apenas as pessoas com sintomas respiratórios vão testar para o coronavírus, neste momento, mas a orientação é para quem aqueles que tiveram contato com a pessoa infectada façam um isolamento voluntário.

“Estamos numa guerra contra um inimigo invisível. Daí a necessidade de adotar os cuidados de higiene pessoal, de isolamento social. Fiquem em casa”, solicitou o secretário Arion Aislan, em live na página do facebook da Prefeitura de Nova Andradina, exibida na tarde desta sexta-feira, ida 27 de março.

O assessor especial Vicente Lichoti e a enfermeira Tatiana Rovani também participaram do boletim diário do COVID-19 e pediram para que a população cumpra as determinações do toque de recolher, isolamento social e tomem os cuidados de higiene pessoal fundamentais para prevenir o contágio da doença.

“A informação verdadeira é uma arma significativa para vencer a luta contra o coronavírus. Não espalhe fake News. Fiquem em casa”, reiterou Vicente.