Atletas irão competir nas modalidades de atletismo e futsal.

A alegria e o entusiasmo dos alunos-atletas marcou a abertura das IX Olimpíada das APAEs de Mato Grosso do Sul, na manhã desta sexta-feira (10), sediada em Nova Andradina. As delegações de oito municípios foram recepcionadas pelas autoridades, professores, técnicos e coordenadores apaeanos no Centro de Eventos para a disputa de duas modalidades: atletismo (masculino e feminino) e futsal.

A olimpíada celebra a capacidade de superação, o companheirismo e a solidariedade, valoriza todos os participantes de forma individual, estimula a socialização e troca de experiências, ampliando assim a experiência de vida dos atletas, pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

O evento é uma realização da Federação das Apaes de MS e Apae Raio de Sol, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC) e Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer (Funael).

Ao prestigiar a solenidade, o prefeito Gilberto Garcia destacou que o grandioso trabalho de inclusão realizado pelas APAEs faz toda diferença na vida das pessoas com necessidades especiais. “Hoje o show é de vocês. Que seja um dia de competição e de alegria, porque Nova Andradina está muito feliz de sediar um evento como este, de integração e inclusão através do esporte, onde ganha a cidade, a nossa região, mas em especial a pessoa com deficiência”, mencionou.

De acordo com o presidente da federação, Ottão Pereira de Almeida, o evento revela a superação dos alunos. “Todos são campeões, não se preocupem com resultados. Quem for classificado representará esta região na etapa estadual da olimpíada, que acontecerá em Corumbá, no mês de agosto”, declarou.

Em nome da cidade anfitriã, a presidente da Apae Nova Andradina, Vanderli de Souza Dionísio e a diretora social Ida Merces do Nascimento agradeceram as entidades parceiras na realização desta edição da olimpíada e aos alunos-atletas, pela dedicação.

“Nossa gratidão aos alunos que se dedicam todos os dias à superação, que se propõem a vencer os obstáculos e estarem sempre no pódio, pois vivem o pódio diariamente nas suas conquistas. Nosso agradecimento às autoridades e parceiros pela oportunidade de desenvolver esta prestação de serviço no município, através do Centro de Assistência Social, saúde, educação, equoterapia coordenação pedagógica e profissionais”, destacou Merces.

auto defensores da APAE, Jéssica e João Paulo

Nomeados como auto defensores da APAE, Jéssica e João Paulo representaram os alunos-atletas, desejando sucesso a todos os participantes. A cerimônia foi encerrada com uma homenagem da Federação ao prefeito Gilberto Garcia e as diretoras da Apae anfitriã, Ida Merces e Vanderli, que receberam uma placa em reconhecimento ao relevante trabalho em prol da Escola de Educação Especial local.

Também prestigiaram a cerimônia, a primeira-dama Joana Darc Bono Garcia, secretária de educação, Giuliana Masculi, vice-presidente da Câmara, Gabriela Delgado, vereadora Márcia Lobo e o vereador Arion Aislan.

Participam da olimpíada, Apaes de Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e da cidade anfitriã, Nova Andradina.