Prefeito Gilberto Garcia, primeira dama Joana Darc e a Secretária de Políticas Públicas da Mulher, Julliana Ortega, prestigiaram a cerimônia

João Cláudio

Referência em políticas públicas para a mulher, Nova Andradina deu mais um importante passo na luta contra a violência e a discriminação com a instalação e posse da Procuradoria da Mulher, considerada um marco histórico para o município.

Idealizada pelas vereadoras Márcia Lobo, Gabriela Delgado e Cida Valdez, a Procuradoria tem como objetivo receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias e anseios do público feminino, fiscalizar e acompanhar a execução de programas dos governos. Além disso, busca primordialmente garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres.

João Cláudio

Acompanhado da primeira dama, Joana Darc, o prefeito Gilberto Garcia iniciou seu discurso recordando que, em 2010, ainda no seu primeiro mandato, trouxe Maria da Penha – líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres - a Nova Andradina, salientando que a mulher sempre teve voz permanente em seus governos e que, neste mandato dois novos projetos serão criados, o Vale Amamentação para as mães e o Parto Humanizado.

“É notório que estão ocupando gradativamente espaços de liderança na política, na educação, nos cargos públicos, na justiça, por sua capacidade, naturalidade e competência. A próxima geração será dominada por mulheres vitoriosas, que não precisam do favor de ninguém, apenas os seus respeitados”, ressaltou Gilberto.

E, em seguida, o prefeito disse que a Procuradoria vem somar aos órgãos já existentes para fazer valer os direitos da mulher e garantir que não haja impunidade nos casos de violência. “Infelizmente, ainda existem muitas que estão à margem da sociedade, que são violentadas. É para que isso não aconteça que existe os órgãos de defesa da mulher”, ressaltou Gilberto.

João Cláudio

Além das vereadoras propositoras da lei que instituiu a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, compuseram a mesa e fizeram uso da palavra, a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Cleonice Costa Farias Santos, a secretária Julliana Ortega, a delegada Daniela, da Delegacia da Mulher e o presidente do poder legislativo, Leandro Fedossi. Também marcou presença na cerimônia, a secretária de educação, cultura e esporte, Giuliana Masculi.

A presidente do Conselho Municipal da Mulher e OAB, Cleonice Costa Farias Santos, vê a Procuradoria como mais uma porta para pedir socorro. “Quando calamos, fazemos parte do problema. Quando agimos, fazemos parte da solução”, disse, parabenizando a todas as vereadoras pela iniciativa.

Desde 2014, a frente da Delegacia da Mulher, Daniela de Oliveira Nunes, frisou que a Procuradoria é um projeto que nasce na gestão em que o legislativo tem maior representatividade de mulheres. “É mais uma porta para as vítimas de violência procurarem apoio”, declarou.

A secretária Julliana Ortega, também endossou o discurso da delegada e demais lideranças. Para ela, este órgão complementa o trabalho já realizado na rede de enfrentamento à violência contra a mulher. “A Procuradoria não substitui o trabalho de outros órgãos. Cada um cumpre seu papel e nos ajuda a enfrentar a violência crescente na pandemia. Unindo as forças, vamos garantir dignidade e igualdade de direitos às mulheres”, frisou a gestora, agradecendo ainda a sua premiada equipe de trabalho e a todas as instituições que fazem parte da rede de enfrentamento a violência no município.