Auditório principal passa a ser denominado como “Felipe Marino Palagano Batista”, homenagem póstuma ao agente público falecido em abril de 2019

João Cláudio

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (25), a cerimônia de denominação do auditório principal do Paço Municipal (andar superior) como “Felipe Marino Palagano Batista”, homenagem póstuma ao servidor público nova-andradinense falecido em 27 de abril de 2019, em reconhecimento por sua atuação como profissional do poder executivo de Nova Andradina por cerca de 5 anos.

A cerimônia, realizada no próprio auditório, contou com a presença de autoridades municipais, colegas de trabalho da procuradoria geral, familiares e amigos de Felipe.

Durante a solenidade, foi realizada a leitura da lei nº 1.568, de 14 de maio de 2020, e o histórico de vida do homenageado, destacando a sua trajetória profissional, honestidade e comprometimento, seja com os amigos, companheiros de trabalho ou com a sua família. Um jovem de talento, íntegro e que estava sempre pronto a ajudar ao próximo.

João Cláudio

Em nome da família, o tio Carlos Eduardo demonstrou sua gratidão ao governo municipal, em especial, seus colegas de procuradoria. “Recebemos com muita honra e gratidão esta homenagem. Estamos muito felizes e agradecidos. O Felipe tinha a todos da procuradoria como uma família. Foi o lugar onde aprendeu e amadureceu. Sabemos que, onde ele está, está feliz com isso tudo”, declarou emocionado, ao lado da sua esposa Laira e a avó materna de Felipe, a matriarca Marlene Marino.

João Cláudio

Para Gilberto Garcia, trata-se de uma justa homenagem a um servidor sempre muito dedicado, que certamente teria um futuro brilhante como advogado ou qualquer outra carreira que escolhesse. “Não é fácil perder um neto, um filho, ainda mais tão jovem e da forma como foi, mas através dessa homenagem fica eternizado o nome do Felipe. Como disse o tio agora pouco, onde ele estiver estará radiante em saber que sempre estaremos reverenciando e lembrando dele com esta simples homenagem”, frisou o prefeito.

João Cláudio

Ao final da cerimônia, o prefeito Gilberto Garcia, familiares de Felipe Marino e políticos presentes efetuaram o descerramento da placa de denominação ao auditório, que abriga eventos e reuniões de trabalho com grande frequência.

Foto arquivo facebook_Felipe Marino

História de Vida de Felipe Marino Palagano Batista

Felipe Marino Palagano Batista, nasceu em 05 de abril de 1994, na cidade de Nova Andradina – MS, onde cresceu e viveu por toda sua vida. Filho de Claudia Gisele Marino, neto de Francesco Marino conhecido com (Chicão das colchas), o qual tinha a figura do pai, tanto que era assim que o chamava, e Marlene Aparecida Pinhat Marino, que juntos com a sua mãe e tios lhe deram toda educação.

Estudou na escola municipal Professor João de Lima Paes e na escola estadual Nair Palácio. Logo após completar o ensino regular, Felipe ingressou na faculdade de Direito Uniesp Finan em Nova Andradina – MS onde se formou e obteve o título de bacharel em direito no início do ano de 2018 (turma 2013-2017). A época do falecimento estava estudando para aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil, pois tinha um grande sonho de ser advogado.

Felipe teve grandes amigos e companheiros de trabalho, fez estágio não obrigatório no escritório de advocacia e no Poder Executivo de Nova Andradina, durante o período de 5 de junho de 2014 a 22 de fevereiro de 2016.

Devido a sua grande presteza, empenho e responsabilidade durante o desempenho de suas atribuições no estágio, foi convidado a ocupar um cargo em comissão no dia 23 de fevereiro de 2016. De início, ocupou o cargo em comissão “Assessor Governamental II’, mas em razão de seu satisfatório desempenho progrediu, em 02 de janeiro de 2017, ao cargo em comissão de “Assessor Governamental I”, cargo em que desempenhou suas atribuições com louvor até o dia de seu falecimento.

Felipe era um agente público exemplar, assíduo, tinha um carisma incomparável, sempre disposto a ajudar e a aprender, bem como possuía uma boa comunicação, sabia trabalhar em equipe, além de uma honestidade e comprometimento com o Poder Público particular. Conseguia superar com resiliência e equilíbrio as dificuldades que surgiam, gerenciando o seu tempo de modo ímpar para ajudar todos os companheiros de trabalho.

Tamanha confiança e responsabilidade depositada em seu labor, Felipe foi nomeado, por meio do Decreto 2.119, de 4 de abril de 2018, para compor a Comissão do Concurso Público Municipal, especificamente para acompanhar, fiscalizar e julgar incidentes durante todas as etapas do Concurso Público de Provas e Títulos, concurso esse que está vigente até o dia de hoje.

Felipe era um jovem de muitos amigos, amigos de infância que o acompanharam por toda a vida, e mesmo após um ano de seu falecimento ainda frequentam a casa de sua avó materna, era uma pessoa divertida, sempre fazendo brincadeiras, companheiro e pronto para ajudar.

No dia 27 de abril de 2019, veio a óbito com 25 anos de idade, vítima de infarto fulminante enquanto dormia, deixando saudades que tempo nenhum apagará.

Deixou família e amigos, deixou saudade a todos que o conhecia, de modo que a homenagem póstuma ora proposta é o reconhecimento de sua integridade, bem como para que seus exemplos sejam disseminados nas presentes e futuras gerações.