William Gomes

Nesta quinta-feira (16), o prefeito Gilberto Garcia recebeu a visita de comitiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Na ocasião, o reitor Laércio Alves de Carvalho anunciou o lançamento do novo curso de sistemas de informação, o desenvolvimento de projetos a serem desenvolvidos em parceria com a Prefeitura e a ampliação da estrutura existente no campus Nova Andradina.

Entre as ações, ficou acordado também a assinatura de um termo de cooperação entre as instituições, para atuação dos universitários do 6º ano de medicina de Campo Grande, no campo de estágio e intercâmbio nas unidades Estratégia Saúde da Família. Os acadêmicos poderão auxiliar nas consultas médicas e outros procedimentos de saúde nessas localidades.

A última pauta tratada foi a realização do projeto de extensão UEMS Comunidade, que traz a Nova Andradina estudantes de outros campus, com a finalidade de promover um grande mutirão de atendimentos à população.

William Gomes

Além do reitor Laércio, participaram da reunião o diretor de infraestrutura, Alencar Ferri, gerente do Campus Nova Andradina, Sonner Arfux de Figueiredo e o coordenador de sistemas de informação, Olibário Neto e o presidente da Câmara Municipal, Leandro Fedossi.

De acordo com o reitor Laércio Alves de Carvalho, todas essas iniciativas visam fortalecer a presença da UEMS nas cidades do interior. “A parceria com a Prefeitura facilita o desenvolvimento de ações junto à comunidade. A expectativa é muito positiva a partir do próximo ano, com a normalização do ensino presencial e a introdução deste novo curso de formação profissional na área de tecnologia”, analisa.

Novo curso

O curso de bacharelado em Sistemas de Informação visa o desenvolvimento de tecnologias voltadas a informática e ambientes virtuais. São 40 vagas disponíveis a partir de 2022. A partir de outubro, o edital será lançado. 50% das vagas será por meio de vestibular e outros 50% pelo SISU.

A UEMS está presente em 22 cidades do Mato Grosso do Sul, com 15 unidades físicas e sete polos de ensino a distância no Estado, além de 11 Centros de Pesquisa, Ensino e Extensão, os Cepex, distribuídos em seis cidades de Mato Grosso do Sul. São 10 mil matriculados em 60 cursos de graduação (presenciais e a distância), dois doutorados, 14 mestrados e dez cursos de especialização.