Cidade Sorriso recebeu eventos de caráter esportivo, religioso, gastronômico cultural e o tradicional desfile cívico-militar

Foto: Focco Vídeo - imagens aéreas

O turismo de lazer, esporte e de eventos tem movimentado cada vez mais a economia de Nova Andradina, a capital de Vale do Ivinhema. Somente neste final de semana, a cidade recebeu mais de 1500 visitantes, que aportaram aqui para participar de eventos de caráter esportivo, religioso, gastronômico cultural e do tradicional desfile cívico-militar.

No sábado (7), logo pela manhã, a avenida Moura Andrade já estava movimentada com a largada da Ultramaratona Pata de Onça e o início do desfile cívico militar.

Foto: Focco Vídeo

Segundo os organizadores da maior competição de mountain bike de Mato Grosso do Sul, o evento atraiu competidores das mais diferentes regiões do Brasil, além de representantes do Paraguai e da Argentina. Entre atletas, equipes de apoio e acompanhantes, o município de Nova Andradina recebeu cerca de 900 pessoas.

Foto: William Gomes

Já o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, data em que é celebrada a Independência do Brasil, atraiu milhares de cidadãos que também ajudaram a alavancar a economia local. As autoridades e representantes de entidades sociais compuseram a plataforma localizada ao lado da Praça das Águas. Mais de 30 instituições públicas, escolares, sociais e as forças de segurança se apresentaram numa grande demonstração de civismo, cidadania e amor à pátria.

Imagens: Divulgação / Cepana

No campo religioso, a Cidade Sorriso sediou neste domingo (8), a 8ª Peregrinação ao Santuário Diocesano Imaculado Coração de Maria com a participação de caravanas que vieram de ônibus e de carro, peregrinos e fiéis de Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia, Bataguassu, Taquarussu, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Jateí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Juti, Mundo Novo, Japorã, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

Durante todo o domingo, o encontro católico foi repleto de manifestações de amor a Jesus e Maria, momentos de oração, confissões e pagamento de promessas. O evento foi encerrado no final da tarde com a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo e a coroação de Nossa Senhora.

Foto: William Gomes

A Praça da Águas ficou totalmente tomada durante os quatros dias de festival gastronômico cultural com a realização da V Parada Trucks Food & Beer e da Feira Mulheres de Atitude comemorativa aos 13 anos de criação deste projeto desenvolvido pela Secretaria de Políticas Públicas para a Mulheres, além de diversas atrações culturais como stand up com humoristas de renome e shows musicais.

Foto: William Gomes

Para o público jovem e que aprecia as baladas, os Movidos Promoções e Eventos promoveram a festa Micareta do “Sempre Tem”, grupo que levantou a galera com um show open-bar, no Haras Pub.

Todas essas iniciativas não geram lucro apenas para as empresas organizadoras. Existem diversos tipos de serviços que precisam ser contratados para que eles possam acontecer, o que ajuda em setores como hotéis, buffets, restaurantes, bares, lanchonetes, postos de combustíveis, logística, marketing e também de segurança.

Isso significa mais dinheiro circulando no município, comércio aquecido e mais impostos arrecadados. E a tendência é que esses grandes eventos continuem crescendo e fazendo a economia da cidade girar, já que outros grandes encontros já estão confirmados.

De 27 a 29 de setembro, por exemplo, Nova Andradina será sede dos Jogos Escolares da Juventude modalidades individuais. O município deverá receber cerca de 500 atletas do badminton, tênis de mesa, vôlei de praia, ginástica rítmica e xadrez.

De acordo com o prefeito Gilberto Garcia a atenção do Executivo está voltada ao desenvolvimento de ações de fomento à economia. Os eventos servem para incrementar a renda do município. “Nosso foco é crescer não apenas em volume de eventos, mas principalmente satisfazer as necessidades de lazer e entretenimento das famílias nova-andradinenses. Por consequência, isso projeta a nossa região como destino de negócios, de entretenimento e movimenta a economia local”, detalhou.

Foto: João Cláudio

Para o chefe do poder executivo municipal, a maior cidade do Vale do Ivinhema é também um polo universitário e do agronegócio, o que também contribui para a atração de eventos, lançamentos de produtos e novidades para os vários segmentos. Tudo isso, pode refletir de forma significativa na movimentação econômica da cidade.

“Se somarmos as iniciativas da iniciativa privada ao calendário municipal que já conta com eventos consolidados como o Exponan, encontro de Motociclistas e reliqueiros, Copa Internacional Ercílio Carreira Mendes, entre outros, tenho plena convicção que estamos muito próximos de nos tornar o maior destino do interior de MS no que se refere a eventos de lazer e esportivos”, encerra Gilberto Garcia.