Idealizado por Delson Gonçalves Lopes, o evento reuniu pessoas e famílias cujas histórias foram marcadas pela participação e pelo trabalho em prol do desenvolvimento desta terra

Glaucia Piovesan

Ao completar 59 anos de instalação, Nova Andradina ganhou um evento de características bem peculiares: o I Encontro de Pioneiros. Entre risos, prosa e muitas lembranças o encontro serviu para valorizar e agradecer aos que se dedicaram à expansão da Capital do Vale do Ivinhema.

Idealizada por Delson Gonçalves Lopes, o evento reuniu pessoas e famílias cujas histórias foram marcadas pela participação e pelo trabalho em prol do desenvolvimento desta terra. O prefeito Gilberto Garcia, a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, vice-prefeito Nenão, deputado estadual Renato Câmara e o vereador Vailton Sordi, o Amarelinho, prestigiaram a festa.

Glaucia Piovesan

Além das autoridades políticas, representantes de diversos segmentos como militares, educação, saúde, agricultura, indústria, comércio, entre tantos outros que marcaram pelo pioneirismo em suas áreas deram depoimentos e contaram, com orgulho, histórias sobre a infância, sobre conquistas, empenho e a dedicação para transformar a cidade ao longo desses 59 anos. Pessoas que vieram de diversas partes do país, acreditaram no potencial desta região, contribuíram para a abertura de vilas, estradas, construindo escolas, ou simplesmente, que colaboraram com sua força de trabalho.

O resultado foi uma festa simples, onde todos puderam rememorar e atualizar a história desta cidade, já que as famílias assinaram o livro de presença e responderam a perguntas sobre a chegada a terra dos Moura Andrade. “É um cadastro sobre a história dos pioneiros e seus descendentes, para termos um raio-x das famílias que aqui chegaram e permanecem até os dias atuais por aqui, participando ativamente da construção desta cidade”, destaca Delson, agradecendo a todos os colaboradores e pessoas que participaram da iniciativa.