Prefeito Gilberto Garcia participou neste domingo da festa japonesa Undokai, que tem o objetivo de resgatar, valorizar e difundir a cultura nipônica.

João Cláudio

A Undokai, tradicional gincana esportiva e educativa da colônia japonesa, reuniu na Cidade Sorriso diferentes gerações e delegações de oito municípios de Mato Grosso do Sul: Dourados, Laranja Lima, Kyoei, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ivinhema, Naviraí e a cidade anfitriã: Nova Andradina.

O evento é uma realização da Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (Acena) e Associação Nipo Brasileira Sul-Mato-Grossense com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e Funael (Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer) e Central Max.

João Cláudio

Realizada na sede campestre da Acena, a solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia e da primeira dama e vereadora, Joana Darc Bono Garcia, juntamente com o presidente da Associação Nipo Brasileira Sul-mato-grossense, José Shirota, demais presidentes das Associações participantes e da miss Nikkey MS 2019, Luana Oshiro.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur venenatis congue pharetra. Proin quis commodo odio. Fusce a sapien massa. Praesent ultrices dolor at risus porttitor, nec semper orci ornare. Nullam nisi eros, pellentesque et suscipit ac, ultrices eget lorem. Donec ipsum tellus, aliquet vitae metus ut, tempus viverra lorem.

O objetivo da competição é a confraternização das famílias, além do resgate, valorização e difusão da cultura nipônica. Durante todo o dia, mais de 250 japoneses e descendentes participaram de uma série de provas esportivas como corridas, cabo de guerra, bola ao cesto dentre outras modalidades disputadas.

Outra tradição mantida em mais esta edição do Undokai foi a premiação dos atletas vencedores com alimentos, materiais escolares e produtos de limpeza como farinha de trigo, detergente, miojo, lápis, caneta, cadernos, chocolates, sabonetes, etc.

Conforme os organizadores, as delegações se enfrentam nas provas e somam pontos. E, mais uma vez, Nova Andradina demonstrou sua força e garra, sagrando-se tricampeã da competição. O segundo lugar ficou para Dourados e a terceira colocação para a delegação de Laranja Lima.