Em dois anos e nove meses de mandato, o governo municipal recebeu 12 prêmios de grande expressão e alcançou o reconhecimento de instituições renomadas

Desde que assumiu a gestão em 2017, o prefeito Gilberto Garcia definiu metas e prioridades, sempre com o foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O alicerce foi construído em cima do tripé: saúde, educação e habitação. Porém, questões fundamentais como a responsabilidade fiscal, a transparência na gestão pública e o compromisso de terminar importantes obras estruturais que estavam abandonadas e causando prejuízos gigantescos aos cofres da Prefeitura foram levados à sério.

Com uma equipe afinada e vontade política, a administração do prefeito Gilberto Garcia ganhou destaque por projetos da habitação, assistência social e pela transparência e eficiência na gestão pública ao adotar ações inovadoras e de grande impacto social.

Em dois anos e nove meses de mandato, o governo municipal recebeu 12 prêmios de grande expressão e obteve o reconhecimento de institutos de avaliação, órgãos ligados as esferas do governo federal, pesquisa e opinião pública de renome nacional, que levaram o nome da Cidade Sorriso para além das fronteiras do Estado de MS.

Tudo isso, graças a iniciativas como criação do 1º Centro de Idiomas e Tecnologias do estado de Mato Grosso do Sul, contratação de menores aprendizes no serviço público municipal, Condomínio Dignidade, gestão do programa Criança Feliz, publicação de dados em portais da internet e serviços prestados à sociedade, que garantiram maior transparência aos procedimentos da gestão do município, entre outras.

Veja quais foram os Projetos Premiados de Nova Andradina

Na área da educação, a iniciativa inédita de criar o 1° Centro de Idiomas e Tecnologias (CIT) do estado de Mato Grosso do Sul, que oferece gratuitamente cursos de inglês, espanhol, libras, robótica e informática rendeu a Nova Andradina o título de Projeto Inovador. A premiação foi recebida pelo prefeito Gilberto Garcia durante o I Fórum de Cidades Digitais realizado no mês de abril deste ano na capital sul-mato-grossense.

Foto: Divulgação

Mais recentemente, a Educação Municipal de Nova Andradina, campeã do IDEB de Mato Grosso do Sul, foi destaque no cenário nacional. Em Brasília, em cerimônia do Ministério da Educação, a escola Efantina de Quadros foi premiada entre as escolas do país que mais avançaram no IDEB, recebendo o reconhecimento do ministro Abraham Weintraub.

Foto: João Cláudio

Outra iniciativa marcada pela inovação foi a implantação do Projeto Jovem Aprendiz, condecorado entre as melhores ações de MS que resultaram na inserção do jovem no primeiro emprego. Nova Andradina foi a primeira Prefeitura do estado a fazer a inclusão de centenas de adolescente ao mercado formal de trabalho. Mais que preparar a juventude para o trabalho, o projeto nova-andradinense constrói autoestima, cidadania e consciência solidária.

Foto: João Cláudio

De fato, a área da cidadania e assistência social, sem dúvida, é uma das mais premiadas na administração cujo slogan é Gente em Primeiro Lugar. A capital do Vale do Ivinhema está entre os 5 municípios que, nos últimos anos, apresentaram as práticas mais exitosas no enfrentamento ao trabalho infantil da Região Centro Oeste do Brasil.

Foto: João Cláudio

Outra política social voltada à emancipação das famílias mais carentes é o Criança Feliz. A gestão deste programa é exemplo para outros municípios do país sendo reconhecido em evento realizado em Brasília, Distrito Federal.

Foto: Divulgação

O jeito humano de governar também levou a conquista do Prêmio “Mariluce Bittar” em duas categorias por trabalhos realizados em 2018, sendo 1º lugar para o projeto "Transformando Realidades", desenvolvido pela equipe do Acessuas Trabalho; e 3º lugar com o projeto “Supervisão Psicológica: Cuidando de Quem Cuida”.

Foto: Divulgação

O déficit habitacional é um dos problemas que foram atacados de frente pela administração atual. Projetos como o Condomínio do Idoso e o Residencial Valter Fernandes estão servindo de modelo para outros municípios. Mas, sem dúvida, a maior vitrine é o Condomínio Dignidade, projeto habitacional que mudou a vida de 9 famílias carentes, em situação de extrema pobreza. A iniciativa também pioneira recebeu o Troféu Selo de Mérito, considerada uma das melhores práticas de gestão pública voltadas à habitação popular em todo o Brasil, na categoria moradia precária.

Foto: Divulgação

A gestão de Nova Andradina também foi destaque em premiações por Transparência e Eficiência na Gestão Pública - Ano de 2018. Instituições de avaliação da transparência dos atos públicos e de pesquisa de opinião pública aprovaram o bom desempenho da gestão do prefeito Gilberto Garcia no ano 2018 e concederam premiações nacionais e estaduais pela aplicação de recursos, publicação de dados em portais na internet e serviços prestados à sociedade.

Foto: Divulgação

Entre as premiações 2° lugar na Escala Brasil Transparente (EBT) da Controladoria-Geral da União (CGU) e selo de Prefeitura Destaque, que reflete a lisura e transparência aos procedimentos da gestão do município. Já o reconhecimento da população veio através de outros dois prêmios: Administração Popular Positiva e Político do Ano, ambos concedidos pelo Instituto Premier Pesquisas e Eventos.