Durante a cerimônia, os jovens dispensados também prestaram juramento à Bandeira Nacional.

Foto: João Claudio

LA Junta de Serviço Militar de Nova Andradina realizou a cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação para jovens da classe 2000 e anos anteriores. O compromisso é um ato cívico do reservista. Até os 45 anos de idade, os jovens podem ser convocados caso haja necessidade.

O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso na manhã desta terça-feira, 09 de abril. Na solenidade, o vice-prefeito Newton Luiz Oliveira (Nenão), representou o Presidente da Junta de Serviço Militar do município e prefeito Gilberto Garcia, o 1° Tenente Mário Cesar Leão Correa, chefe do Posto de Recrutamento Militar de Dourados, e Márcia Regina Chaves Araujo Costa, secretária da Junta Militar de Nova Andradina.

Foto: João Claudio

Falando em nome do governo municipal, Nenão agradeceu à equipe da Junta pela dedicação com o trabalho e também se dirigiu aos jovens, ressaltando a importância do ato. “Não é simplesmente receber um papel e cumprir uma formalidade. Vocês estão sendo dispensados do Serviço Militar direto, mas não de exercer seu papel na sociedade. Sigam com o sentimento de orgulho à Pátria, disciplina e de respeito aos símbolos do país, pois, assim, vocês serão verdadeiros cidadãos brasileiros”, frisou o vice-prefeito.

Foto: João Claudio

Também marcaram presença o vereador Robertinho Pereira e a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, demais autoridades civis, militares, familiares dos jovens e população em geral.

Durante a cerimônia, os jovens também prestaram juramento à Bandeira Nacional. A solenidade foi abrilhantada pela Banda Municipal Getúlio Vargas, que executou o Hino Nacional.

O Certificado de Dispensa de Incorporação (Reservista) é indispensável para os homens. Sem ele não é possível ingressar em serviço público, emitir passaporte, matricular-se em faculdades, entre outros.