Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Administração fez um relato dos principais feitos da gestão, nesta quinta-feira, dia 24

Cb image default
João Cláudio 

A administração do prefeito José Gilberto Garcia e do vice-prefeito Nenão completou mil dias de governo em Nova Andradina. Para marcar a data, foi convocada uma coletiva, nesta quinta-feira, 24, com a presença dos secretários de governo e representantes da imprensa falada e escrita para prestar contas, falar sobre desafios e conquistas, além de anunciar novas obras e investimentos.

Todos os secretários presentes fizeram um breve relato das principais ações desenvolvidas ao longo de 2 anos de 10 meses desta gestão. 

Cb image default
João Cláudio

Responsável por 5 setores da administração, o secretário Hernandes Ortiz apresentou os 5 projetos da agricultura familiar para a fomento da economia nos assentamentos e pequenas propriedades rurais, aquisição de patrulhas mecanizadas e equipamentos, e a regularização de áreas com a obtenção de CCUs no Santa Olga e Teijin, que resultou em investimentos na ordem de R$ 41 milhões em financiamentos junto a bancos públicos, para melhorias nessas propriedades.

Na indústria, anunciou a retomada pela Prefeitura de áreas anteriormente doadas e que estavam abandonadas e a destinação de 78 mil metros quadrados de áreas através de doação a novas empresas no distrito industrial, que resultaram em investimentos no valor de R$ 40 milhões e na geração de 230 empregos diretos.

Na área de empregos, dados do Caged apontam que nos últimos anos foram criados 959 novas vagas de trabalho. Destaque ainda para cursos de capacitação profissional em parcerias com o Sistema S e mais de 1200 atendimentos na Sala do Empreendedor. Hernandes ainda confirmou várias frentes de negociação para a vinda de novas empresas.

No setor de turismo, a principal conquista é a habilitação do município para receber recursos que serão aplicados no turismo de negócios, cultura e esporte.

Com relação ao meio ambiente, o grande feito foi a construção do aterro sanitário e a reciclagem do lixo doméstico. 

Cb image default
João Cláudio

As obras de construção civil e de infraestrutura em fase de conclusão foram destacadas pelo secretário Júlio Cesar Castro Marques. Obras como a construção do CRAS, CREAS, Centro de Convenções, creche Irman Ribeiro e ampliação do complexo do Hospital Regional devem ser entregues à população até meados de 2020. As coberturas das quadras esportivas das escolas rurais estão em andamento. A prefeitura ainda realiza o maior programa de reformas, melhorias e ampliação nas escolas municipais.

Na área de recapeamento, drenagem e pavimentação asfáltica, Júlio Cesar indicou a conclusão da rua Pastor Júlio de Alencar e o andamento das obras na rua Antonio Duarte. Em fase de licitação, estão algumas obras importantes como a pavimentação da Boiadeira e Irmã Maria Rita Loureiro, bairro Campo Verde e o recape de pavimentos mais críticos.

“A preocupação é alinhar o andamento das obras de rede de esgoto da Sanesul com o recapeamento das ruas, para que os recursos sejam bem empregados e atendam às necessidades da população”, comenta o engenheiro Júlio Cesar. 

Cb image default
João Cláudio

Atuando na área de planejamento, Valter Valentim disse que a pasta dá suporte a outros setores administrativos mas, tem dado sua contribuição na entrega de títulos de regularização fundiária nas propriedades do distrito de Casa Verde, assim como na implantação de novos serviços como o cadastramento de túmulos no Cemitério Municipal através de um sistema de gestão; e na formalização de uma parceria entre município e União na administração da agência dos Correios em Nova Casa Verde.

Cb image default
João Cláudio

Responsável pelo setor de serviços públicos, Roberto Ginel, fez menção ao trabalho de recuperação de mais de 35 pontes desde o início do governo e manutenção de 1500 km de estradas rurais com a realização de intervenções e melhorias para a melhoria do tráfego do transporte escolar e de veículos pesados que levam a produção agrícola até o mercado consumidor.

Na área urbana, os destaques ficaram com a limpeza pública de praças, canteiros de avenidas, escolas, bocas de lobo; a construção de canaletas e faixas elevadas no entorno das escolas; investimentos em pintura e sinalização viária, educação no trânsito, aplicação da nova legislação para a limpeza de terrenos baldios. “Nossa cidade está mais limpa, bem cuidada!”, declara Ginel. 

Cb image default
João Cláudio

Pilares deste governo, a educação, habitação e saúde também ganharam espaço na coletiva de imprensa. O secretário Fábio Zanata, falou dos projetos inovadores como a distribuição dos kits escolares, eleição direta para os diretores, a criação do Centro de Idiomas e Tecnologia (CIT), da valorização do profissional da educação, do poder transformador do esporte para a juventude e como mola propulsora do turismo e da economia local.

Em seguida, Zanata anunciou a substituição de todos os quadros negros das salas de aula por quadros brancos, dando adeus ao giz, que é prejudicial à saúde de professores e alunos.  

Cb image default
João Cláudio

A diretora da Agehnova, Marcia Lobo, citou todos os projetos desenvolvidos que resultaram na contratação de 802 casas, ajudando as famílias nova-andradinense na realização do sonho da casa própria com destaque para dois empreendimentos habitacionais premiados – Moradia Precária e Condomínio do Idoso - que se tornaram referência tanto no âmbito estadual quanto nacional, entre outros projetos como Lote Urbanizado (modelo para municípios de todo estado de MS) e o 1º Condomínio Vertical de Nova Andradina (em fase de construção), destinado a famílias de baixa renda. 

Cb image default
João Cláudio

O prefeito Gilberto Garcia encerrou a coletiva resgatando um compromisso de campanha: o recapeamento do Aeroporto Municipal. “A licitação já foi aberta e vamos fazer a obra com recursos próprios. É prioridade porque abre as portas para a vinda de novas empresas e gera riquezas para o município”, declarou.

Em seguida, deixou sua mensagem aos críticos do seu governo e à população. “Dizem que não iniciei nenhuma obra, mas quero dizer: é fácil iniciar a construção de uma casa, quero ver terminar. Obras como anel viário se estenderam por anos e não conseguiram acabar. O Centro de Convenções está há uma década em construção. Com coragem e determinação, o esforço de todos os servidores e equipe de governo, estamos avançando, gerando empregos e transformando a realidade das pessoas. Nova Andradina é uma cidade pujante, que se fortalece graças ao seu povo trabalhador e guerreiro. Nossa preocupação é com os mais simples e mais humildes, é de melhorar a vida da nossa gente”.