Cassems e Qualivida assinaram contrato de parceria para construção e aquisição de equipamentos. Prefeitura irá disponibilizar R$ 50 mil mensais para o custeio dos serviços.

João Cláudio

O prefeito Gilberto Garcia acompanhou na manhã desta quarta-feira (02), a cerimônia de assinaram contrato de parceria para construção e instalação do Serviço de Terapia Renal Substitutiva que irá atender pacientes diagnosticados com insuficiência renal crônica em Nova Andradina.

João Cláudio

A parceria entre a Cassems e a Associação Beneficente de Terapia Renal Substitutiva – Qualivida foi formalizada pelo presidente da instituição, Ricardo Ayache e o fundador da Associação, José Joaquim Ferreira de Medeiros Filho (Kim).

O evento aconteceu no Hospital Cassems de Nova Andradina e contou com a presença do gerente do Hospital Cassems de Nova Andradina, Eliezer Branquinho, do diretor de Unidades Hospitalares da Cassems, Flávio Stival do conselheiro da Cassems, Roberto Botarelli e de empresários que compõem a diretoria da Qualivida.

O prefeito da cidade, José Gilberto Garcia, considera a implantação do centro de hemodiálise uma grande conquista para o Vale do Ivinhema. “Deixamos o nosso profundo agradecimento a todos por essa importante iniciativa. O grande beneficiário são os pacientes, que poderão ficar mais tempo com a família e, fundamentalmente, terão mais qualidade de vida. A gente agradece e é parceiro. Vamos disponibilizar R$ 50 mil mensais para o custeio dos serviços, para que possam atender aqueles que necessitam de tratamento de hemodiálise no município”, fala o prefeito.

Projeto

O projeto prevê a cedência de uma área de 383,10 metros quadrados onde será construída e implantada a primeira clínica de hemodiálise da região. As obras do centro de tratamento deverão ficar prontas no espaço de um ano. Em sua estrutura haverá 10 máquinas de diálise que atenderão, inicialmente, cerca de 40 pacientes. “A cada 100 mil habitantes, estima-se que, em média, 10 pessoas sejam diagnosticadas com insuficiência renal todos os anos. O centro de hemodiálise é uma grande conquista para a nossa comunidade”, explica o gerente do Hospital Cassems de Nova Andradina, Eliezer Branquinho.

A Qualivida é um projeto idealizado pelo empresário José Joaquim Ferreira de Medeiros Filho que, ao precisar de tratamento dialítico, percebeu a importância de ter o serviço em Nova Andradina. “Embora tenha precisado de tratamento por pouco tempo, percebi a dificuldade enfrentada pela maioria das pessoas que necessita fazer hemodiálise por longos períodos e como forma de agradecimento pela cura resolvi dar início a esse projeto, contando com a parceria de entidades, empresários locais e também do Hospital Cassems de Nova Andradina”, conta o empresário, que é carinhosamente chamado de Kim.

O apoio da classe empresarial da cidade, de entidades como Rotary Club e Lions conta com o reforço da Cassems e do Hospital Cassems de Nova Andradina, que fornecerá toda a estrutura local para um atendimento de qualidade. “O projeto está sendo abraçado com muito carinho pela Cassems Agora, os pacientes renais crônicos terão um serviço de hemodiálise de qualidade e não precisarão se deslocar para outros municípios mais distantes em busca de tratamento”, avalia Kim.

Flávio Stival, Diretor de Unidades Hospitalares da Cassems reforça que o Hospital Cassems de Nova Andradina proporcionará toda uma retaguarda para que o serviço forneça a qualidade necessária para o atendimento aos pacientes. “Já temos um serviço de hemodiálise em Dourados e sabemos da importância desse tipo de atendimento para a população”.

O intuito é estruturar o prédio com o resultado de doações provenientes de empresas e empresários locais. “Essa é uma forma de contribuirmos com o desenvolvimento da saúde em Nova Andradina e região. A Cassems, por meio do Hospital Cassems, dá a sua contribuição com a doação do espaço físico para construção da clínica. Como parte dessa estrutura teremos também um médico nefrologista e toda a equipe necessária para o acompanhamento dos pacientes”, explica o gerente do Hospital Cassems de Nova Andradina, Eliezer Branquinho.

“Hoje recebemos um atestado de que a Cassems faz uma gestão em saúde de excelência em todo o estado de Mato Grosso do Sul, porquê com poucos recursos e muita dedicação estamos conseguindo oferecer um serviço de qualidade, exercendo um papel diferenciado na sociedade e transformando para melhor a vida as pessoas”, comemora Ricardo Ayache, presidente da Cassems.