João Cláudio

Na manhã de hoje (24), no auditório do Paço Municipal de Nova Andradina, foi realizada a 1ª reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020 com o objetivo de obter a participação da comunidade local, dando transparência à operação no município e buscando junto à sociedade apoio e parcerias para viabilizar as atividades censitárias.

João Cláudio

O técnico em informações geográficas e estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Kaio Willy Tanaka, apresentou como deverá ser conduzido este trabalho de recenseamento no município ao prefeito Gilberto Garcia, vereadores Amarelinho (presidente do legislativo) e Airton Castro, secretários municipais e do tenente Passiamoto da Polícia Militar.

O representante do IBGE destacou a importância da participação da Administração Municipal no Censo e solicitou o suporte da prefeitura de Nova Andradina para a montagem do ponto de coleta, que abrigará as estruturas de pesquisa, pessoal e tecnologia. Dessa maneira, o governo ficará responsável pela cessão de espaço, mobiliário, acesso à internet banda larga e segurança.

Kaio Tanaka, que também é coordenador de área do Censo 2020, solicitou ainda a atualização de mapas e áreas de expansão do município, entre outros documentos que facilitem o trabalho dos recenseadores; além do apoio na divulgação do processo seletivo do Censo Demográfico para a contratação de mão-de-obra e apoio logístico para uma perfeita cobertura do território. Os editais com os cargos e número de vagas estarão disponíveis até maio do próximo ano.

João Cláudio

Gilberto Garcia determinou a nomeação de uma portaria com 4 servidores para acompanhar e fiscalizar o processo de execução do Censo no município. “O Censo é fundamental porque é um retrato extenso e profundo, que fornecerá informações para o planejamento do futuro de Nova Andradina e de todo país. Em cima das informações levantadas são definidas as políticas e os recursos destinados pelos órgãos governamentais ao município. Sem dúvida, temos total interesse e vamos colaborar com a equipe do IBGE”, garantiu o prefeito.

Os dados produzidos através da pesquisa atenderão a diversos fins, tais como o repasse de verbas federais para cada um dos municípios brasileiros, por meio do FPM, a mensuração dos contingentes populacionais por idade e sexo, de forma a permitir a implementação das mais diversas políticas públicas, com destaque para aquelas relacionadas a saúde e educação, e servir de referência para a produção das estruturas populacionais e o planejamento das pequenas amostrar, sejam elas do IBGE, de outros órgãos produtores de estatísticas oficiais ou de institutos de pesquisa privados.