João Cláudio

O prefeito Gilberto Garcia, presidente da Junta do Serviço Militar 061 Nova Andradina, cumprindo os artigos 216 e 217 do regulamento da Lei do Serviço Militar, entregou os certificados de dispensa de incorporação para dezenas de jovens em Nova Andradina.

A solenidade foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal na manhã desta terça-feira, dia 17 de abril, contando com as presenças da primeira-dama e vereadora Joana D’Arc Bono Garcia, Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização Sul/ PRM Dourados, Capitão Clair Itamar Dondé, Delegado de Serviço Militar PRM Dourados, tenente Correia, vice-prefeito Newton Luiz Oliveira (Nenão), vereadores Ricardo Lima, Robertinho Pereira, Wilson Almeida, Airton Castro, secretários municipais, entre outras autoridades civis e militares, pais dos jovens dispensados.

Todos os brasileiros, ao atingirem a idade de 18 anos, devem se apresentar para o cumprimento do Serviço Militar. Contudo, em virtude da impossibilidade de incorporação de todos os jovens, muitos são dispensados do Serviço Militar inicial, recebendo certificado de dispensa de incorporação.

João Cláudio

Representando o poder legislativo, o vereador Ricardo Lima, disse aos jovens que estão sendo dispensados das forças armadas, mas que continuam sendo as maiores forças do município. “A cidade que vocês querem para o futuro está nas mãos e na força de trabalho de todos vocês”, declara.

O vice-prefeito Nenão ressaltou a importância desse momento para a vida dos reservistas. “Soberania de um país depende das forças armadas. Sou do tempo em que tínhamos a educação moral e cívica que ensinava a importância dos símbolos que representa a nossa pátria, na nossa cidade. Construir um futuro melhor vai depender de vocês e o caminho que tomarem nas suas vidas, nas suas profissões, que trilhem com muito sucesso e da melhor forma possível para que tenhamos uma cidade melhor”, frisou o gestor.

O capitão Dondé destacou o compromisso desses jovens perante o símbolo máximo do país, que é a bandeira nacional. “Este juramento é um compromisso perpétuo. Vocês podem servir ao país através do trabalho, honestidade e dedicação, porém estejam sempre preparados, porque o Brasil conta com vocês em caso de necessidade”, alertou o chefe do Posto de Dourados.

Ao fundamentar a importância dos jovens estarem de prontidão para defender o país numa eventual guerra, Gilberto Garcia disse que é necessário resgatar o orgulho de servir as forças armadas e de ser um cidadão brasileiro. Para o prefeito, o país vive uma guerra interna contra o tráfico de armas e de drogas e à mercê das organizações criminosas. “Estamos descapitalizando as forças armadas e isso pode ter reflexo no futuro, mas confiamos na força dos nossos militares e reservistas que hoje são mais de 40 milhões no país para garantir a segurança e a paz no território brasileiro”, considerou, finalizando suas palavras.

Ao final, todos os jovens receberam os certificados.