Mulheres de Atitude estarão presentes na Praça de Alimentação. Projeto Filhote receberá a visita de 1500 estudantes, entre outras atrações musicais, rodeio e leilões. Exposição Agropecuária deve movimentar cerca de R$ 5 milhões em negócios.

Jeferson de Souza

O projeto de lei nº 1458, de 12 de junho de 2018, de autoria do prefeito municipal, José Gilberto Garcia, aprovado pela Câmara Municipal, autoriza a firmar termo de contribuição com o Sindicato Rural de Nova Andradina no valor de R$ 166.650,00, destinado a realização da Expojuna 2018.

Nesta edição, dois eventos tradicionais, de caráter cultural e popular, se uniram – a Exponan (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Nova Andradina) e a Fejuna (Festa Junina de Nova Andradina) para formar a Expojuna 2018. A experiência inédita foi proposta pelo Sindicato Rural em comum acordo com o governo municipal com o objetivo de gerar economia aos cofres púbicos e, ao mesmo tempo, garantir a realização dos dois eventos.

O presidente do Sindicato Rural, Hemerson Israel dos Santos, disse que viu com bons olhos essa união, diante da crise financeira do país e das condições do próprio Sindicato. Ele recordou que, primeiro, trouxeram a exposição de outubro para junho por conta das condições climáticas.

“Tivemos várias edições da Exponan que choveu todos os dias. Daí, trouxemos para junho, melhorou. Contudo, ficou apertado fazer um evento deste porte e, em menos de 30 dias, realizar a Fejuna. Mexe com o bolso dos munícipes e das empresas parceiras. Além disso, propicia economia para o governo municipal, já que monta apenas uma estrutura para os dois acontecimentos”, explica.

Para justificar este posicionamento favorável à fusão das duas festas populares, Hemerson trouxe dados sobre investimentos do município para a realização desses eventos. Somente no ano passado, foram aplicados R$ 317 mil na Fejuna. Somado a este valor, mais cerca de R$ 150 mil repassados a Exponan, como acontece tradicionalmente todos os anos. Nesta edição, com a união das festas, o governo municipal está investindo um total de R$ 166.650,00.

“Os gastos financeiros serão reduzidos pela metade. No entanto, tudo o que foi feito na Fejuna e Exponan 2017 será reeditado neste ano. Vamos ter festividades todos os dias, de quarta a domingo. Nova Andradina é um polo da região do Vale do Ivinhema e diferente de outras cidades, não cobrará ingresso para assistir ao rodeio e todas as demais atrações programadas. Somente no caso do show da Naiara Azevedo haverá cobrança, pois não temos condições de know-hall para bancar o cachê de um artista deste porte.”, informa.

Os recursos da Prefeitura irão financiar os custos com a segurança de todo o evento, montagem de palco, som, iluminação, estrutura para a promoção dos rodeios em touros e cavalos, shows musicais com Patrícia e Adriana (quinta, dia 14), Leo & Rafael (sexta, dia 15) e o grande show da família, com Regis Danese, no domingo, para abrilhantar a tradicional Queima da Fogueira e Show Pirotécnico.

Entre as atrações, haverá rodeio com montarias em touros e cavalos, leilões de gado e shows artísticos de renome nacional, além das tradicionais barracas típicas, parque de diversões, Projeto Filhote com a visita de mais de 1500 alunos das escolas públicas e particulares, praça de alimentação com a participação da Feira Mulheres de Atitude, entre outros.

Mesmo diante da crise financeira do país, a expectativa do Sindicato Rural de Nova Andradina é manter o mesmo nível de investimentos do ano passado e movimentar cerca de R$ 5 milhões em negócios. Outro ponto importante é a movimentação da economia local, já que muitos serviços são prestados por empresas de Nova Andradina, como é o caso da aquisição de troféus para os rodeios, contratação de seguranças, praça de alimentação, bebidas e o setor de hotelaria.

“É uma oportunidade para mostrar o potencial da nossa Capital do Vale do Ivinhema. Somos um polo regional e vitrine para muitos outros municípios. Estamos trabalhando bastante e com a parceria da Prefeitura, acreditamos que a experiência da Expojuna será bem sucedida”, finaliza.