Sinal analógico está desativado em Nova Andradina e região. Proprietários de televisões antigas precisam adquirir equipamentos de conversão digital e antena UHF para adaptar seus aparelhos.

A partir de agora, a TV Morena, em Nova Andradina pode ser sintonizada somente em modo digital. Na semana passada, uma equipe de técnicos da afiliada da Rede Globo de Televisão esteve na cidade para ativar o sinal digital na estação de TV, localizada no Bairro Ulisses Pinheiro, cedida às transmissoras pelo governo municipal.

De acordo com os técnicos da TV Morena, o sinal analógico em Nova Andradina não será mais utilizado e, desde o dia 8 de agosto, está definitivamente desativado na região, medida que vinha sendo anunciada aos telespectadores na programação da afiliada em atendimento às inovações da Rede Globo de Televisão.

Os técnicos orientam aos moradores com televisor com conversor, a fazer a busca do canal no aparelho. Para que os proprietários de televisões antigas, fabricadas antes de 2010, não fiquem sem assistir TV, eles precisam adquirir equipamentos de conversão digital e antena UHF para adaptar seus aparelhos.

Como solicitar conversor digital gratuito?

Muitas famílias, especialmente as mais pobres, não possuem em casa uma televisão com conversor digital embutido. Para preservar a gratuidade da TV aberta com sinal digital, o governo federal fará distribuição de kits gratuitos.

A gratuidade do kit se estende a beneficiários do Bolsa Família e demais inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) CadÚnico. Os cadastrados devem solicitar os aparelhos que garantem uma transmissão de alta qualidade na televisão.

O kit só será distribuído gratuitamente as para famílias com renda mensal de até três salários mínimos ou que estejam nos seguintes programas:

 Tarifa Social de Energia Elétrica

 Carteira do Idoso

 Programa Brasil Alfabetizado

 Auxílio Emergencial Financeiro

 Programa Minha Casa Minha Vida

 Programa Cisternas

 Água para Todos

 Aposentadoria para pessoas de baixa renda

 Telefone Popular

 Bolsa Verde

 Pronatec

 Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

 Isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos

 Programa Nacional de Reforma Agrária

 Programa Nacional de Crédito Fundiário

Serviço

Caso você esteja inscrito em um dos programas sociais do Governo Federal e sua televisão não possui conversor digital, procure pelo CRAS de sua região para receber os equipamentos sem qualquer tipo de custo.

Ser aposentado ou estar desempregado não são condições que garantem o kit gratuitamente. O cidadão deve estar inscrito em programas vinculados ao CadÚnico.