João Cláudio

A Prefeitura de Nova Andradina está promovendo melhorias na sinalização de trânsito em pontos críticos com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito. A ideia é construir uma cultura de respeito às normas de circulação e estacionamento para garantir aos condutores uma visibilidade adequada em áreas de esquina.

A ação busca melhorar a segurança viária e está sendo conduzida pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demtran). A esquina da Rua São José com a Avenida Alcides Menezes de Faria foi o primeiro ponto crítico a receber melhorias. Outros cruzamentos devem passar por alterações nas próximas semanas como da rua Imaculada Conceição com a Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade.

João Cláudio

As medidas contemplam mudanças na sinalização horizontal e vertical de diversos cruzamentos, pintura de faixas de retenção, adequação das áreas de estacionamento de veículos e motocicletas, implantação de placas alertando a proibição de estacionamento, entre outras intervenções com o intuito de corrigir “pontos cegos” que dificultavam a visibilidade dos veículos.

De acordo com Anilton Ferreira dos Santos, mais conhecido como Ximbica, serão priorizados os locais com maior índice de acidentes e alto fluxo veicular. “Esse é mais um esforço da política de segurança viária do município. Temos um mapeamento de todos os locais onde acontecem com maior frequência e gravidade os acidentes de trânsito e, a orientação do prefeito Gilberto Garcia é melhorar a infraestrutura nesses cruzamentos para prevenir novos acidentes”, explica o diretor do Demtran.

Ximbica afirma ainda que os condutores e pedestres devem estar atentos às mudanças e a necessidade de adotar comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança e fluidez do trânsito, ordenar o fluxo de tráfego, canalizar e orientar os usuários da via. “As intervenções ampliaram o campo de visão do condutor ao passar pelo cruzamento e dessa foram evitar acidentes. Porém, o condutor deve respeitar as áreas de estacionamento e recuo, e principalmente as placas de PARE, pois 90% dos acidentes ocorrem devido ao desrespeito ao sinal de parada. Já os pedestres devem privilegiar a travessia pela faixa de pedestres. Só assim, teremos um trânsito mais seguro”, encerra o diretor.