Todos os cidadãos são responsáveis pela redução, reutilização e pelo descarte adequado dos resíduos produzidos

Os acadêmicos do 7º semestre do curso de engenharia de produção da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Nova Andradina – UFMS/CPNA realizaram na última quinta-feira (28), uma visita técnica ao Aterro Sanitário Municipal de Nova Andradina.

A atividade de campo faz parte métodos de ensino-aprendizagem da disciplina de Logística e Cadeia de Suprimentos, ministrada pelo professor Fabiano Greter Moreira, com a finalidade de conhecer o processo de controle e destinação dos resíduos sólidos produzidos no município, bem como o seu tratamento após o descarte

A visita foi conduzida pelo Engenheiro Ambiental Marcos Vinicius Gasparotto Affonso, e pelo Paulo, da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Andradina – Nova Limpa, responsável pela separação do lixo em parceria com a Transresíduos Ambiental S/A.

O importante papel do aterro sanitário e da coleta seletiva do centro urbano de Nova Andradina, assim como a reflexão sobre o comportamento das pessoas enquanto consumidores, que impactam diretamente no futuro do município e dos recursos naturais, foram alguns dos temas abordados durante a visita.

Segundo o engenheiro Marcos, “reconhecer o impacto na produção de resíduos de nossa população, que chega a 30 toneladas, coloca-nos um alerta em nossos comportamentos e atitudes de cidadãos, em prol de um consumo consciente e responsável em nosso cotidiano”, afirmou. E Paulo completou: “A adesão à prática da coleta seletiva de lixo não chega a 20% do total produzido de materiais recicláveis do município”.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur venenatis congue pharetra. Proin quis commodo odio. Fusce a sapien massa. Praesent ultrices dolor at risus porttitor, nec semper orci ornare. Nullam nisi eros, pellentesque et suscipit ac, ultrices eget lorem. Donec ipsum tellus, aliquet vitae metus ut, tempus viverra lorem.

Por fim, a principal lição a que os acadêmicos puderam captar é que todos os cidadãos nova-andradinenses são responsáveis pela redução, reutilização e pelo descarte adequado dos resíduos produzidos, para que a cidade cresça em desenvolvimento econômico, social e ambiental na mesma equidade.