Base da economia rural e guardiã de tradições que alimentam o país, a agricultura familiar foi o centro das atenções nesta segunda-feira (11) em Nova Andradina. O município sediou o Seminário de Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026, reunindo mais de 250 pessoas, entre produtores e produtoras rurais, autoridades e representantes de instituições financeiras no plenário da Câmara Municipal.
O encontro, marcado por apresentações culturais e pela entrega de cestas especiais às autoridades, simbolizando a riqueza e a diversidade da produção local, também contou com palestras técnicas, distribuição de materiais informativos e espaço para esclarecimento de dúvidas com equipes da Agraer, bancos parceiros e outras entidades ligadas ao setor.
O objetivo central foi preparar os agricultores familiares para o novo ciclo de financiamento rural, apresentando as atualizações do Plano Safra, com destaque para linhas de crédito que incentivam a adoção de práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, alinhadas ao Plano ABC+.
Entre as autoridades presentes, estiveram o prefeito Dr. Leandro Fedossi, a superintendente federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Mato Grosso do Sul, Marina Ricardo Nunes Viana, o superintendente regional do INCRA, Paulo Roberto da Silva, o deputado estadual Zeca do PT, o superintendente da CONAB em Mato Grosso do Sul, Agnaldo, Dias, o diretor-presidente da AGRAER, Marcos de Melo, e o presidente do Legislativo, Fábio Zanata, além de outras autoridades ligadas ao desenvolvimento rural.
Em seu pronunciamento, o prefeito Dr. Leandro destacou a importância da agricultura familiar para Nova Andradina, reforçando que é a base da segurança alimentar e um pilar para o crescimento econômico do município. “É no campo que se produz não apenas alimento, mas também qualidade de vida, oportunidades e desenvolvimento para toda a comunidade. O Plano Safra é uma ferramenta fundamental para garantir que nossos agricultores tenham condições de investir, inovar e prosperar”, afirmou.
Já o superintendente regional do INCRA, Paulo Roberto da Silva, anunciou uma série de ações que serão implementadas pelo instituto, como a retomada do processo de reassentamento das famílias, o lançamento do primeiro assentamento do Mato Grosso do Sul no âmbito do Lula 3, e outros dois que serão instalados no município de Anaurilândia. Ele agradeceu a parceria com a Prefeitura de Nova Andradina e ressaltou que o funcionamento da Sala da Cidadania no município é referência em todo o estado. “Temos poucas famílias aguardando a regularização e queremos zerar essa fila, para que todos possam acessar programas como o Fomento Mulher, a reforma de casas e a construção de novas moradias”, afirmou.
Com o lançamento do Plano Safra 2025/2026 em Nova Andradina, a gestão municipal reforça o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, atuando de forma integrada com o Governo Federal e entidades de apoio ao produtor, para ampliar o acesso ao crédito, incentivar a sustentabilidade e impulsionar a geração de renda no município.
Também estiveram presentes no lançamento os vereadores Adelar Belo, Deildo Piscineiro, Márcia Lobo, Gabriela Delgado, Naleu Cavalcante, Wilson Almeida, Luciano Leal e Dito Machado.