Esta será a segunda grande mobilização por uma cidade mais limpa, sustentável e livre de doenças. Cidadãos que levarem os materiais inservíveis até o Ecoponto concorrerão a um tablet.

Arquivo/Cogecom

A Prefeitura de Nova Andradina promove neste sábado, dia 29 de fevereiro, a segunda edição do Ecoponto Itinerante, um grande projeto ambiental com a finalidade de oferecer à população um local para o descarte adequado de materiais inservíveis e recicláveis.

O Ecoponto estará localizado defronte a unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) de Nova Casa Verde, das 8 às 12 horas. Os cidadãos que levarem os recicláveis e outros tipos de tralhas que não servem mais para uso até este local concorrerão a um tablet. Já aqueles que não quiserem se locomover até lá, as equipes da Prefeitura irão recolher os materiais colocados nas calçadas.

Poderão ser descartados no Ecoponto, resíduos como móveis velhos, materiais descartáveis, pilhas e baterias, eletroeletrônicos (celulares, computadores, notebooks), lâmpadas, vasilhames e entulhos em geral.

A iniciativa, organizado pela Semadi (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado), envolverá os agentes de saúde e servidores públicos voluntários de todos os setores do governo municipal. A empresa Transresíduos, responsável pela coleta de recicláveis no município, atuará em conjunto com a Prefeitura.

O prefeito Gilberto Garcia pediu a colaboração de todos os moradores de Casa Verde nesta grande ação em prol da saúde e do meio ambiente. O objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus, além de prevenir a proliferação de caramujo, escorpião e insetos.

“Vamos percorrer todas as residências e terrenos baldios retirando materiais que acumulam água e inservíveis. Ajude-nos nesta tarefa, separe os materiais e deixe-os na calçada para que nossas equipes possam fazer a limpeza do seu quintal e de seu bairro. Conto com o apoio de cada cidadão e cidadã. Cada um fazendo a sua parte, a cidade estará cada vez melhor”, solicita o prefeito.

Divulgação e serviços de saúde prestados

A divulgação da 2ª edição do Ecoponto será feita através de carro de som, rádio e panfletos. Esta ação reforça o trabalho de mutirão de combate à dengue que vem sendo realizado desde o início de dezembro passado.

Junto ao Ecoponto, a equipe de enfermagem da ESF Nova Casa Verde realizará atendimento de saúde aos moradores como aferições de pressão arterial, exames de glicemia capilar (diabetes) e testes rápidos (HIV, Sifilis, Hepatite B e C).