Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado disponibilizou transporte para participação no maior evento em agricultura familiar do estado de MS

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi) disponibilizou o transporte para agricultores familiares de Nova Andradina visitarem a Embrapa Agropecuária Oeste, no município de Dourados, onde estava ocorrendo a terceira edição da Tecnofam - Tecnologias, Conhecimentos da Agricultura Familiar.

A visita ocorreu no dia 18 de abril. A equipe técnica do município acompanhou o grupo, sendo representada pelos veterinários Paulo Rogério Rolim Prestes e Liliane da Silva Marques, e pelo secretário da pasta, Hernandes Ortiz.

Em busca de novas tecnologias, os participantes puderam conferir vinte e três vitrines com os mais variados assuntos, entre eles: sistema de integração Lavoura – Pecuária – Floresta; tecnologias para produção do leite, hortifrúti; manejo da irrigação; adubação verde; tecnologias e manejo da cultura da mandioca; consórcio milho com forrageiras; sistemas agroflorestais; flores tropicais; plantas alimentícias não convencionais e medicinais; rotação de cultura e sistema plantio direto. Além de seis oficinas com temas variados como fruticultura, horticultura e produção de leite.

Ao final da visita, cada agricultor ou participante recebeu uma muda de árvore da sua escolha, podendo optar por mudas das seguintes espécies: moringa, ipê roxo, ipê branco, urucum; bem como, rama de mandioca de duas variedades, sementes de milheto e sementes de milho branco e pipoca.

Mais sobre a Tecnofam 2018

Considerado o maior evento de Mato Grosso do Sul voltado para a agricultura familiar, a Tecnofam 2018 reuniu agricultores familiares, técnicos de assistência técnica, estudantes, acadêmicos e professores, além da população urbana interessada em conhecer as tecnologias voltadas para o setor agrícola de base familiar.

A Tecnofam cria um ambiente favorável para o conhecimento e a adoção de tecnologias que façam diferença no dia a dia do agricultor familiar. Esse evento serve como uma importante oportunidade de tornar a ciência e a tecnologia acessível para agricultores da nossa região, sejam eles pequenos, médios e/ou grandes produtores.