Deputado Vander Loubet esteve presente na cerimônia de entrega de resfriadores e de um trator a Associação Grupo Esperança

João Cláudio

Na busca pela regularidade e aumento da produtividade do leite nos assentamentos rurais, a Prefeitura de Nova Andradina entregou 19 resfriadores de leite para agricultores familiares do Teijin e um trator John Deere 85 cavalos para a Associação Grupo Esperança.

A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Ministério da Agricultura e Caixa Econômica Federal. Os recursos foram viabilizados através de emenda do deputado Federal Vander Loubet e do ex-deputado federal, Zeca do PT.

João Cláudio

A solenidade aconteceu na tarde de sábado (10), no Retiro do Poço, PA 17 de Abril, com a presença do prefeito Gilberto Garcia e do vice-prefeito Nenão, deputado Vander Loubet, secretário Hernandes Ortiz, presidente da Câmara, Amarelinho, vereadores João Dan, Joana Darc Bono Garcia e Airton Castro, presidentes de associações de agricultores, representantes da Energisa, Agraer, Banco do Brasil, movimentos sociais de trabalhadores, entre outras lideranças.

João Cláudio

O secretário Hernandes Ortiz dimensionou a importância das entregas feitas neste ato e enalteceu o trabalho dos deputados da bancada petista em Brasília em benefício da agricultura familiar de Nova Andradina. “É um grande parceiro do nosso município, através da colocação de emendas para a compra de três patrulhas mecanizadas e 19 resfriadores. É sobretudo o parlamentar da agricultura familiar, que deixa de lado as bandeiras políticas e pensa naqueles que mais precisam da atenção do poder público”, ressaltou o gestor.

Ao lado do prefeito e das autoridades, Ortiz teve ainda a oportunidade de oficializar a entrega de mais 10 Contratos de Concessão de Uso (CCUs), totalizando quase 1000 documentos entregues desde 2017. E complementou dizendo que esses documentos possibilitaram o acesso a créditos bancário, sendo que somente em 2018, o Banco do Brasil financiou aproximadamente 40 milhões aos proprietários do assentamento Teijin.

“É um resultado concreto deste trabalho que vem sendo desenvolvido com o total apoio do prefeito Gilberto Garcia. O produtor buscou o crédito, investiu na sua propriedade e gerou emprego. Na agricultura familiar temos 2 mil micro e pequenas empresas, que contam com respaldo desta gestão municipal através de recursos governamentais, do trabalho conjunto com o poder legislativo, da assistência técnica, de patrulhas mecanizadas para aumentar a produtividade e dar dignidade às famílias que vivem no campo”, completou.

João Cláudio

Gilberto Garcia comentou sobre a preocupação de regularizar os assentamentos e de melhorar as condições das estradas rurais, em especial neste segundo mandato, o qual voltou suas atenções para a agricultura, acreditando no potencial e na força dos produtores rurais. “Nossa preocupação é de dar condições para que produzam cada vez mais e melhor porque vontade de trabalhar não falta aos nossos agricultores. Estamos investindo e buscando parcerias importantes para que isso aconteça, para que a juventude permaneça no campo. Por isso, agradeço ao apoio dos deputados Vander e Zeca, Agraer e todos aqueles que nos ajudam a fazer a diferença neste setor”, disse.

O prefeito ainda anunciou a iluminação do campo de futebol, a construção de uma academia ao ar livre, quadra esportiva coberta e parque infantil. “Conseguimos a autorização do Incra para utilização desta área há cerca de 30 dias. Já abrimos a licitação e até meados de 2020 estaremos concluindo essas obras”, assegurou Gilberto Garcia.

João Cláudio

O último a fazer o pronunciamento na tarde de sábado foi o deputado federal, responsável por diversas emendas para a agricultura familiar de Nova Andradina. Para ele, o setor deve ter um tratamento diferenciado por parte do governo federal através de incentivos fiscais e outras políticas públicas em todas as esferas.

“Ninguém investiu tanto na agricultura familiar. Junto com meu companheiro de bancada, Zeca e o governo de MS somamos nossas forças para fortalecer e viabilizar o setor. Pode ter certeza que vamos continuar nesta luta. É o campo que gera o comércio da cidade, que movimenta a economia. Dá gosto mandar recursos para cá porque é bem aplicado, porque sei do compromisso do prefeito Gilberto Garcia com os produtores rurais. O que eu puder fazer por Nova Andradina e os assentamentos, estou à disposição em Brasília”, exaltou o deputado.

Demonstrando seu carinho com os nova-andradinenses, Vander Loubet assumiu outros compromissos como a liberação de recursos para a aquisição de um caminhão prancha para o transporte de calcário, mais duas patrulhas para atender outras associações, a construção de um abatedouro de frango e de uma quadra esportiva coberta.

João Cláudio

Ligações de energia elétrica estão asseguradas aos agricultores

A convite do governo municipal, a diretora de relações institucionais da Energisa, Denise Simões, acompanhou a cerimônia e confirmou que a energia elétrica chegará a todos os lotes do Teijin.

“Estivemos aqui em março passado, a convite do secretário Hernandes e pudemos verificar as demandas existentes por conta da deficiência na energia. Relatamos o problema à direção da empresa e, através do prefeito Gilberto Garcia e do secretário Hernandes tivemos o apoio da Defensoria Pública e do Ministério Público, e através de determinação judicial foi possível atender este pleito. Agora, venho tranquilizar e assegurar que todos serão atendidos. É necessário apenas fazer a solicitação na agência local da Energisa para conseguir a ligação”, explica a diretora.