Prefeito Gilberto Garcia e Hernandes Ortiz entregaram o CCU ao agricultor Osmar de Castro Nemes, do assentamento Santa Olga, na manhã desta quinta (24).

William Gomes

Graças ao trabalho do governo municipal de Nova Andradina, agricultores familiares dos assentamentos Teijin e Santa Olga já conquistaram o Contrato de Concessão de Uso (CCU) da terra onde vivem.

Nesta quinta-feira (24), Osmar de Castro Nemes, se tornou o mais novo proprietário de um lote no assentamento Santa Olga ao receber o CCU das mãos do Prefeito Gilberto Garcia e do secretário de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz.

Este documento é um instrumento que transfere, em caráter provisório, o imóvel rural assegurando ao beneficiário acesso à terra, créditos e a programas do Governo Federal.

William Gomes

Osmar disse que agora terá mais tranquilidade para trabalhar e melhorar a sua propriedade. “Eu estava com uma dificuldade muito grande para vender a produção porque não podia contar com o PA e PNAE Programa Nacional de Alimentação Escolar. Então, a gente agradece muito o trabalho da Prefeitura, da secretaria do Hernandes e do prefeito. Para nós é uma satisfação muito boa porque agora podemos dizer que somos proprietários”, ressaltou o agricultor.

Na sua propriedade, Osmar trabalha junto com 2 filhos no plantio de goiaba e milho verde e comercializa os produtos na feira livre. Agora, poderá vender os produtos para a merenda escolar do município. Com sorriso no rosto, o assentado já projeta novos investimentos na sua propriedade. “Boa parte da terra está irrigada. O próximo passo é o financiamento da energia solar porque sofremos muito com o custo da energia. Agora, com a regularização em mãos, vamos atrás disso. É uma alegria, porque a gente vem há mais de 10 anos nessa espera e agora isso aconteceu”.

Acompanhando a luta do pequeno produtor há alguns anos, Hernandes Ortiz destacou o compromisso do governo municipal com o desenvolvimento do setor agrícola. “O prefeito nos deu essa incumbência de cuidar da agricultura familiar e do setor produtivo de Nova Andradina. Estamos trabalhando arduamente para que isso aconteça. Este é um momento de gratificação, porque acompanhamos a luta dessa família para regularizar a sua propriedade rural. Isso nos deixa orgulhosos e agradecidos a toda nossa equipe de trabalho”, analisou o titular da Semdi.

No mandato anterior do prefeito Gilberto Garcia, mais de 1000 CCUs foram entregues com o apoio Salas de Cidadania, instaladas em Nova Casa Verde e na sede Nova Andradina. “Este trabalho dá respaldo aos agricultores, para que possam ter um mínimo de trabalho possível com burocracia. Não tem mais essa necessidade de ir até o Incra, perder dias de serviço e pegar estrada para buscar um documento. Esta parceria com o homem do campo vai continuar. O produtor tem que estar focado em trabalhar na sua terra, produzindo, gerando emprego e renda para sua família”, informou o prefeito.

Nos próximos meses, o governo municipal já programa a entrega de mais CCUs às famílias assentadas.