Evento que compõe a etapa estadual da Conferência Nacional de CT&I será realizado nesta segunda-feira (1), na Câmara Municipal, às 19h

Para a realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, estão sendo organizados debates sobre políticas públicas relacionadas ao tema em Mato Grosso do Sul, por meio de etapas regionais. O chamamento do Governo Federal está sendo realizado por meio da ministra de Estado, Luciana Santos.

Na regional Vale do Ivinhema, o encontro será sediado em Nova Andradina nesta segunda-feira (1), a partir das 19h, na Câmara Municipal. Será uma oportunidade para a sociedade dialogar e refletir sobre o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, a partir da realidade local, definindo metas para seu rumo nos próximos anos.

Juliana Lopes, secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, da Prefeitura de Nova Andradina, destaca a importância da ocasião que reunirá atores do meio acadêmico e setor privado que atua, especialmente, na agropecuária, carro-chefe da economia nova-andradinense. A etapa regional da Conferência será norteada pelo painel “Agronegócio - inovação, sustentabilidade e competitividade: o papel do Vale do Ivinhema no desenvolvimento da região”.

"Momento fundamental para fazermos um diagnóstico das ações que já realizamos e discussão de novas ideias. O agronegócio tem muito a nos ensinar, do mesmo modo que o meio acadêmico tem muito conteúdo para apresentar neste painel, que visa contribuir para o futuro da ciência, tecnologia e inovação da nossa região", disse Juliana.

O painel será aberto pelo secretário executivo de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, Ricardo Senna (SEMADESC) e será desenvolvido pelos painelistas Werner Semmelroth e Rafael Chimenes, com a moderação da professora Gislayne Goulart (UFMS).

A coordenação do evento ficará a cargo do Laboratório de Inovação, Gestão Estratégica e Marketing (LIGEM Lab) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC).