Recém adquirida pelo município, máquina já está em operação no campo. Para o secretário Hernandes Ortiz, aprendizado garante a segurança do trabalhador.

Fotos: Bruno Seleguim

Operadores de máquinas e lubrificadores automotivos tiveram uma aula sobre o funcionamento da nova escavadeira hidráulica, recém adquirida pela Prefeitura de Nova Andradina para realizar o trabalho no campo. O treinamento foi ministrado pelo técnico mecânico da Soman, José marques Rodrigues de Souza, empresa responsável pela venda do equipamento ao governo municipal.

O secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz, acompanhou as instruções e orientações sobre todos os recursos disponíveis e o correto processo de utilização e conservação da escavadeira.

Para ele, o aprendizado garante a segurança do trabalhador e pode tornar a máquina mais eficiente e produtiva. “É fundamental capacitar os operadores para que consigam aproveitar todo o potencial do equipamento, que oferece uma tecnologia de ponta. A correta utilização ainda gera diminuição nos custos de manutenção e tendem a resultar em maior segurança aos motoristas”, analisa Ortiz.

Fotos: Bruno Seleguim

O treinamento foi dividido em duas etapas: teoria e prática. A Primeira etapa aconteceu no pátio da Semusp na última terça-feira (5), onde o mecânico da Soman apresentou as especificações técnicas, detalhes sobre os componentes que devem ser verificados regularmente para a manutenção preventiva (fluídos, trilhos, sistemas digitais, sistemas elétricos, entre outros) e também sobre o bom funcionamento da máquina.

A aula prática foi realizada no dia seguinte no bairro Umbaracá, nas proximidades do córrego que dá nome ao bairro. Neste local, a máquina auxiliou nos serviços de recuperação do barranco, guias de contenção de água e adequação das margens do córrego.

Fotos: Bruno Seleguim

Em nome do município, secretário Hernandes Ortiz agradece o senador Pedro Chaves (PRB)

Sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, equipamento será utilizado na recuperação de estradas rurais e fomento às atividades produtivas do setor agropecuário.

O valor total do investimento é de R$ 448 mil, sendo R$ 243.750,00 repassados pelo governo federal, através de emenda do senador Pedro Chaves (PRB) e contrapartida do governo municipal de Nova Andradina de R$ 204.250,00.