É a segunda patrulha nova já entregue pela Prefeitura desde o início desta gestão, que trabalha para fortalecer a agricultura familiar

foto: William Gomes

As parcerias políticas para o fomento à agricultura familiar e outras políticas públicas do Executivo foram destacadas pelo prefeito Gilberto Garcia nesta manhã desta sexta-feira (14), na solenidade de entrega de patrulha mecanizada para produtores da Associação Lagoa Azul.

A patrulha mecanizada é composta por um trator agrícola 85 cv, distribuidor de calcário, grade aradora, grade niveladora, pá carregadeira traseira e rotoencanteirador.

Os equipamentos foram viabilizados com recursos no valor de R$ 130 mil provenientes do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) por meio de emenda parlamentar. Os recursos foram alocados para a Semagro e via Agraer - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural repassados ao município de Nova Andradina, através de um Termo de Cessão de Uso número 221/2018.

foto: William Gomes

A entrega ocorreu na presença do secretário da Semdi, Hernandes Ortiz, dos vereadores João Dan e Airton Castro, do presidente da Associação, Paulino Ramires, membros da direção da instituição e seus familiares.

O prefeito destacou o trabalho que tem sido feito para que a agricultura familiar seja contemplada com patrulhas mecanizadas e falou da importância das parcerias em angariar recursos para estruturar e apoiar o segmento. Esta é a segunda patrulha nova já entregue pela Prefeitura desde o início desta gestão. Até o final de 2020, outras quatro unidades serão adquiridas.

“Temos que valorizar quem cuida da gente, os parceiros que nos ajudam a melhor a vida no campo. Tivemos o apoio de parlamentares, dos governos estadual e federal para garantir investimentos em patrulhas mecanizadas, ampliamos as redes de abastecimento de água nos assentamentos, entre outras ações de assistência técnica. Estamos realizando o maior programa de recuperação de estradas rurais. São políticas públicas que fortalecem a agricultura familiar e geram emprego”, ressaltou Gilberto.

Em nome da Associação Lagoa Azul, Paulino Ramires agradeceu a administração municipal pelo apoio aos pequenos produtores não apenas na aquisição de máquinas agrícolas como também em programas de assistência técnica, fundamentais para aumentar a produtividade das propriedades.

O secretário Ortiz enalteceu o trabalho do governo municipal e disse que espera que a Associação Lagoa Azul faça um bom uso dos maquinários, para que as famílias tenham uma vida melhor.

“A patrulha mecanizada está entre as maiores solicitações feitas pelos agricultores familiares a Secretaria. Então, acredito esses equipamentos vêm para fomentar a agricultura em Nova Andradina, ao mesmo tempo em que contribui também com a qualidade de vida de muitas famílias que trocarão algumas atividades braçais pelo serviço mecanizado”, evidenciou o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi), Hernandes Ortiz.

A cerimônia foi encerrada com a entrega das chaves do trator e demais equipamentos adquiridos pelo prefeito Gilberto Garcia diretamente aos membros da Associação Lagoa Azul.