São 17 integrantes titulares, representantes do poder público e sociedade civil, que assumiram para o exercício 2020-2022

João Cláudio

O prefeito Gilberto Garcia deu posse aos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para o biênio 2020-2022, em solenidade realizada na segunda-feira (10), no auditório da Prefeitura Municipal.

João Cláudio

Além do prefeito e do vice-prefeito Nenão, participaram do ato de posse a subsecretária de meio ambiente, Cornélia Nagel, o secretário de planejamento, Valter Valentim Pinto, e o procurador geral do município, Jailson Pfeifer.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) é um órgão vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, composto por 17membros titulares e 17 suplentes, incluindo representantes do poder público e sociedade civil.

João Cláudio

A subsecretária Cornélia enalteceu a importância do Conselho, classificando o órgão como o principal articulador de políticas públicas para o desenvolvimento rural no município. “É um espaço democrático para os produtores e representantes da agricultura e da pecuária trazerem suas demandas junto ao executivo municipal e uma forma de se informar sobre projetos em andamento, auxiliar e criar novas políticas para o fortalecimento do setor, valorizando a população rural e propiciando condições dignas para a sua permanência no campo”, afirma.

João Cláudio

Na cerimônia de posse, Gilberto ressaltou o trabalho que vem sendo feito em benefício dos agricultores familiares, em especial, das pequenas propriedades e assentamentos, além de destacar a relevância da agricultura e do agronegócio para a economia local.

Para o prefeito, nunca foi feito tanto pela agricultura familiar. Destaque para a manutenção das estradas rurais, através de serviços como cascalhamento e elevação do leito viário, assistência técnica, aquisição de patrulhas mecanizadas, máquinas e implementos agrícolas, acesso a novas tecnologias e parcerias decisivas, que fizeram com que pequenos produtores tivessem certificações (CCUs) necessárias para o acesso ao crédito rural.

“Hoje são quase R$ 100 milhões, via Pronaf, circulando em Nova Andradina e Nova Casa Verde, impulsionando a produção rural, com geração de renda, emprego e fortalecendo a local, destacados, sobretudo, no aumento das vendas de implementos nas empresas que atuam neste ramo”, comenta o chefe do executivo municipal.

O prefeito afirmou ainda que os atores principais deste conselho (os produtores) têm papel fundamental para o desenvolvimento do município. “A participação ativa de cada um pode fazer a diferença na elaboração, aprovação, avaliação e fiscalização de programas e projetos voltados ao setor. Minha gratidão por vocês acreditarem neste modelo de participação; eu sei que todos têm muito a colaborar”, concluiu Gilberto.

Ao final, todos os presentes assinaram a ata para o registro deste evento. Neste documento foi inserido um pedido formal de solicitação de recursos financeiros ao INCRA, através do programa Fomento Mulher.

Em anexo, o decreto com a nomeação de todos os conselheiros titulares e suplentes.