Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Plantações devem garantir alimento para os animais no período de estiagem

Cb image default
João Cláudio

Um projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina vai ajudar os agricultores do assentamento Teijin a enfrentar a seca com maior tranquilidade. A ideia central é estimular o cultivo de forrageiras nas propriedades como uma solução importante para garantir a alimentação dos animais na época de longa estiagem.

Neste sábado, 18 de agosto, o secretário titular da pasta, Hernandes Ortiz, se reuniu com cerca de 20 produtores que fazem parte da Associação Agrovilla, no Teijn. O encontro aconteceu na casa da Dona Iracema, moradora do lote 1091.

Inicialmente, Ortiz apresentou as ações voltadas ao homem do campo e ao agronegócio que vem sendo desenvolvidas pelo governo municipal de Nova Andradina e o planejamento de futuras iniciativas em prol da agricultura familiar.

A principal novidade é a implantação de um cronograma de plantio de forrageiras para o inverno de 2019, já que o produtor tem dificuldades para alimentar o gado neste período. “Muitos esquecem que o inverno vai chegar e acabam perdendo o rebanho por falta de alimentação. Consequentemente, isso afeta diretamente a renda deste agricultor, que deixa de produzir leite e o pior, perde matrizes por falta de planejamento. Nosso projeto pretende minimizar os efeitos da seca, preparando e organizando a área destinada a esta finalidade”, explica o gestor responsável por este setor.

Na prática, ficou acertado que 10 produtores irão fazer a escolha da espécie/variedade de forrageira a ser plantada. “Dependendo da opção serão 2 a 3 cortes durante o ano, podendo fazer a silagem e quando chegar o inverno ter alimentação para o seu rebanho. Daí, a importância da capineira para as propriedades rurais”, analisa.

O projeto tem a parceria da Agraer, que oferece assistência técnica. O município é o responsável pela capacitação dos assentados, apoio e busca outros parceiros como a Embrapa e as Usinas para fornecimento de mudas.