Plantações devem garantir alimento para os animais no período de estiagem

João Cláudio

Um projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina vai ajudar os agricultores do assentamento Teijin a enfrentar a seca com maior tranquilidade. A ideia central é estimular o cultivo de forrageiras nas propriedades como uma solução importante para garantir a alimentação dos animais na época de longa estiagem.

Neste sábado, 18 de agosto, o secretário titular da pasta, Hernandes Ortiz, se reuniu com cerca de 20 produtores que fazem parte da Associação Agrovilla, no Teijn. O encontro aconteceu na casa da Dona Iracema, moradora do lote 1091.

Inicialmente, Ortiz apresentou as ações voltadas ao homem do campo e ao agronegócio que vem sendo desenvolvidas pelo governo municipal de Nova Andradina e o planejamento de futuras iniciativas em prol da agricultura familiar.

A principal novidade é a implantação de um cronograma de plantio de forrageiras para o inverno de 2019, já que o produtor tem dificuldades para alimentar o gado neste período. “Muitos esquecem que o inverno vai chegar e acabam perdendo o rebanho por falta de alimentação. Consequentemente, isso afeta diretamente a renda deste agricultor, que deixa de produzir leite e o pior, perde matrizes por falta de planejamento. Nosso projeto pretende minimizar os efeitos da seca, preparando e organizando a área destinada a esta finalidade”, explica o gestor responsável por este setor.

Na prática, ficou acertado que 10 produtores irão fazer a escolha da espécie/variedade de forrageira a ser plantada. “Dependendo da opção serão 2 a 3 cortes durante o ano, podendo fazer a silagem e quando chegar o inverno ter alimentação para o seu rebanho. Daí, a importância da capineira para as propriedades rurais”, analisa.

O projeto tem a parceria da Agraer, que oferece assistência técnica. O município é o responsável pela capacitação dos assentados, apoio e busca outros parceiros como a Embrapa e as Usinas para fornecimento de mudas.